Tarde de Formação da Regional Rio

No dia 18/08/2018, iniciamos às 14h30 com missa celebrada pelo Pe. Paul, nosso assistente Regional, onde celebramos a Assunção de Maria, preparada pela Coordenação Regional. Ao final foram apresentados membros da nova Pré Comunidade Imaculado Coração de Maria, do bairro do Méier, assessorados por Marlene. O grupo começou a partir do Retiro Quaresmal de 2017.

Após a missa, Gilda, da Equipe de Formação convidou as comunidades para a partilha dos frutos da reunião orientada, no Auditório do Colégio Imperial, anexo à União das Operárias de Jesus.  Na partilha, elas perceberam a grande semelhança em suas alegrias, dores e sonhos.

Em seguida apresentamos o palestrante, Tobias Tomines Faria, Professor de Sociologia, Educador popular, que atua nas pastorais sociais e no Movimento Fé e Política e como assessor do CNLB Leste 1.   Ele fez uma síntese das partilhas das comunidades apresentadas, ressaltando que ser cristão não é fácil, principalmente na “Crise Epocal” que vivemos em todas as dimensões da sociedade e em seguida pontuou aspectos da participação política de todos, seja no quotidiano da vida ordinária, no ser cristão dentro e fora da Igreja, não nos limitando ao período de eleições.

Ao final ele propôs que todos  estudem o documento da Arquidiocese “Nossa Fé diante do momento eleitoral” que trata das Eleições 2018, além do Documento 105, nos números 259 em diante.  Com bom humor e várias ilustrações com estórias, animou nossa tarde e nos fez pensar. Propôs se a retornar em outra ocasião e aceitou convites para conversar com as comunidades. Encerramos nossa tarde com o lanche “Joanino” onde pudemos confraternizar.

  Por Marlene Mannarino e Rutinéa Jordão (CVX São José de Anchieta)