A Comunidade de Vida Cristã (CVX) é uma comunidade mundial composta de pequenos grupos – em geral, menos de 12 membros – comprometidos com um modo de vida simples e a fazer a integração da comunidade com espiritualidade inaciana. O ímpeto vem da espiritualidade e da devoção a Nossa Senhora como modelo para ação. Do ponto de vista administrativo, a CVX tem uma estrutura descentralizada e flexível (clique aqui para ler nosso Estatuto), com um conjunto de Princípios e Normas Gerais que são a linha mestra da comunidade mundial, nacional e local.

Cristo é centro para a vida na CVX. Assim, em todas as nossas atividades, local de trabalho, lar, paróquia, na esfera social e política também, nós somos orientados em direção a desenvolver uma profunda relação espiritual com Cristo e a exprimir isto agindo para o desenvolvimento comunitário e um mundo melhor.

Para o membro CVX, missão é a qualidade de sua presença em todas as áreas da vida. Pode ser expressa não somente em trabalhos de caridade, mas também na análise de estruturas objetivando despoluir o mundo. O ímpeto para a missão pode ser mais bem observado naqueles que buscam integrar a fé e a vida cotidiana, de modo a se tornarem mais conscientes da presença de Deus em todas as dimensões da vida e responderem com ações para mudar. A CVX nutre esta vida interior de seus membros através de práticas de oração diária, revisão de vida pessoal diária e dos Exercícios Espirituais com um retiro guiado.

O compromisso de um membro com o grupo cresce com a experiência da partilha de vida sob a perspectiva da fé: o que é comunicado é a interação da oração com a vivência. Com a partilha nesse nível profundo, nós apoiamos uns aos outros, mas também nos arriscamos com os outros. Ao fazê-lo, alcançamos o sentido de ser comunidade. Em contrapartida, isto nos ajuda a reconhecer os movimentos interiores de aproximação ou afastamento de Deus (consolação e desolação). Não somente de forma individual, mas também no grupo. Isto é discernimento. Discernimento é essencial para tomar boas decisões.

O sentido de comunidade naturalmente leva para a celebração de importantes eventos e datas importantes na vida do grupo. CVX é um lugar feliz de se estar.

[siteorigin_widget class=”SZGoogleWidgetYoutubeVideo”][/siteorigin_widget]