Sêder de Pessach em Brasília

 

Na Comunidade Paroquial de Santo Inácio de Loyola, na região administrativa de Samambaia, em Brasília (DF), celebrou-se o Sêder de Pessach, jantar cerimonial de Páscoa no rito judaico. O Sêder de Pessach é realizado anualmente em Brasília por leigos e leigas, com significativa colaboração das comunidades CVX. Este ano, por força das obras que remodelam o Centro Cultural de Brasília (CCB), não foi possível realizar o jantar ritual em sua versão costumeira.

Na Paróquia Santo Inácio, o Sêder aconteceu no âmbito do Retiro da Quaresma animado por membros da Comunidade de Vida Cristã (CVX) presente em Brasília. Nessa paróquia – sob responsabilidade do clero da Arquidiocese de Brasília – há sete anos ocorrem regularmente os retiros de Advento e de Quaresma.

Tudo surgiu devido a um desejo de retribuir a acolhida desta comunidade ao longo desses sete anos da realização dos retiros. Cada encontro semanal encerrava-se com um lanche fraterno. Os animadores decidiram oferecer o Sêder para celebrar a alegria dos encontros fraternos tantas vezes oferecidos; e, principalmente, apresentar de forma adaptada o ritual segundo a tradição judaica.

Foram 14 participantes que viveram com intensidade e alegria cada passo do ritual. A mesa foi servida e animada por membros da CVX: Josedir, e sua esposa Sonja, Christina, Lindóia e Cleonice. A Palavra de Deus foi saboreada ao longo da refeição que despertou grande consolação em todos e todas.