Retiro Quaresmal 2019 – Serviço à Igreja

O Retiro Quaresmal com base na modalidade de Exercício de Vida Cotidiana está disponível no formato de livro ou para download. Vários membros CVX promovem o Retiro Quaresmal em suas paróquias, ofereça este serviço também e partilhe conosco esta experiência.

Sandra Marques, Regional São Paulo da CVX Brasil, contribuiu com um momento de formação sobre o Retiro Quaresmal promovido pela Livraria Paulus, ela compartilha conosco esta experiência.

No sábado, dia 12/01/2019, um grupo se reuniu na Livraria Paulus em Campinas para refletir sobre o Retiro Quaresmal. Leigos, leigas e um seminarista que durante 3 horas discutiram sobre a oração pessoal na metodologia da leitura orante e também a contemplação inaciana, a repetição e a oração de atenção amorosa.
A Quaresma é um tempo propício para buscar aprofundar a espiritualidade pessoal e do grupo. Atualmente, há um grande estímulo nas paróquias para que as pessoas tenham encontro pessoal com Deus. A nova proposta da iniciação cristã é prova dessa verificação.
A Livraria preocupada em oferecer uma modalidade de aprendizado e formação para os cristãos e cristãs abriu espaço para que as pessoas pudessem aprofundar e se inteirar desse método já utilizado em várias paróquias em Campinas e no Brasil.
O grupo trabalhou além do Retiro Quaresmal, outras proposta de viver a espiritualidade e ao final como se organizar pessoalmente e em grupos nas comunidades e paróquias, com autorização do padre e do conselho da comunidade procurar interessados no assunto.
Ao final, a manifestação de todos e a minha era de um coração satisfeito onde poderiam ajudar de alguma forma outros irmãos a vivenciar em seu dia a dia a espiritualidade do leigo e da leiga.