Retiro da Pré Comunidade Amar e Servir, Manaus

C360_2016-10-14-12-26-43-124Um tempo de graça. Isso é o que se pode dizer do retiro da nossa pré-CVX Amar e Servir. Após a oração da manhã, meditando sobre o cuidado com a Casa Comum, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais uns aos outros no momento de apresentação. Logo em seguida, fomos enriquecidos com uma bela reflexão sobre o texto “O copo de água”, na qual nos aprofundamos sobre a importância de apreciarmos o que somos, o nosso ser real, pois só encontrando a nós mesmos é que conseguimos ir ao encontro de Deus e dos outros.

20161009_082656Nossas meditações pessoais no sábado nos ajudaram a olharmos melhor para dentro de nós mesmos. Na partilha sobre a nossa identificação com o apóstolo Pedro, sobre aquilo que em nós é parecido com ele, a nossa caminhada com Jesus e as resistências que apresentamos ao longo da nossa trajetória, percebemos que todos nós temos um pouco de Pedro. O texto sobre os nossos desejos e anseios mais profundos, nos trouxe o apelo de que não devemos perder de vista a consciência de que somos Águia, de que fomos criados para transcender a nós mesmos, pois nossa razão de ser e nosso fim último é Deus, mesmo que de vez em quando ajamos como “galinhas de capoeira”, permitindo que a mediocridade se sobreponha em certas situações da nossa vida.

No final deste dia, também tivemos momentos de convivência, sendo ocasião oportuna para fortalecer mais os laços de amizade entre nós, além de conhecer melhor o coordenador nacional da CVX, Alexandre Tenório, e sua esposa, Cláudia.

No domingo, o coordenador nacional apresentou-nos sobre o que é ser um membro CVX, a partir do texto sobre o princípio Geral nº 4 e um outro que abordava sobre o que não é CVX. Isso ajudou-nos a ter uma melhor visão sobre a nossa caminhada pessoal e comunitária até o presente momento, e o que precisamos melhorar.

IMG-20161010-WA0003Vivências, reflexões, partilhas… tudo isso e mais um pouco fez do nosso retiro uma experiência única, gerando em cada um de nós um profundo sentimento de gratidão a Deus por esta graça e o desejo sincero de assumir a vocação CVX.

Jacqueline Oliveira