Regional Sul dá início ao Retiro Quaresmal 2018

A CVX Nossa Senhora Medianeira, da Regional Sul, promoveu na noite da última quinta-feira (08/02/2018) o início de mais um Retiro Quaresmal na vida cotidiana. A proposta é acompanhar adultos e jovens, cevequianos ou não, que queiram rezar a liturgia da Igreja durante o período da Quaresma. O encontro aconteceu na Sede da CVX Regional Sul, no Colégio Medianeira, em Curitiba, e contou com a presença de quase metade das 82 pessoas que solicitaram o livrinho produzido pela SECOFE (Secretaria de Colaboração Fé e Espiritualidade da Província Brasil da Companhia de Jesus) e impresso pela Edições Loyola. 
 
Na abertura, o jovem Matheus Cedric, que é filósofo, professor e membro da CVX Santo Estanislau Kostka, agradeceu pelo seu envio ao Amar e Servir àquelas pessoas que rezaram e financeiramente colaboraram com sua ida à Fortaleza. Ele também apresentou a quaresma com um olhar inaciano: “com um fala simples e segura, que motivou e encantou a todos, para que iniciemos o período quaresmal com entusiasmo“, conta Silvia Picheth, uma das organizadoras da noite. O encontro contou ainda com um momento de partilhas, na Capela. 
 
Para Roberto Barbosa, da CVX Nossa Senhora Medianeira, “foi muito lindo verificar e sentir a seriedade com que esse grupo dá início a quaresma“. Já Andreia Serrato, do Secretariado de Espiritualidade, viu as fotos pelas redes sociais e comentou a participação das pessoas não-cevequianas: “a CVX se mistura ‘no’ e ‘com’ o mundo“, afirmou. 
 
Os próximos encontros de partilha do retiro serão semanais, a partir da quarta-feira (21/02/2018), em três horários diferentes, sempre na Sede Regional: 
– quartas-feiras, 19h30; 
– sextas-feiras, 7h30;
– domingo, 16h. 
 
Quinta edição e tudo na base do testemunho
 
A iniciativa de ofertar encontros de acompanhamento da oração pessoal começou no final de 2016, motivada por uma fala do Rafael Rosado, Secretário de Espiritualidade da Regional Sul, a um grupo de cursilhistas de Curitiba. Na época, eles se interessaram por conhecer mais os EE.EE e começaram o Retiro do Advento, acompanhados por membros da CVX Nossa Senhora Medianeira. 
 
Em 2017, o grupo se manteve ávido por mais experiências e seguiu rezando e sendo acompanhado no Retiro Quaresmal. Logo na sequência, com um pouco mais de ousadia, a comunidade decidiu ofertar aberto ao público o acompanhamento dos EVC. E no final do ano, novamente o Retiro do Advento. Tudo contando com a força do testemunho de quem já participou, como explica Christiane Stonoga, cursilhista e, agora, também membro da CVX: “As pessoas que fizeram a primeira experiência se identificaram e passaram a convidar outras pessoas. O testemunho é muito forte, eram sete pessoas e agora tantas outras estão conosco, embarcando nesta ‘loucura’ (sic)“. 
 
Em resumo, pode-se dizer que esta é a quinta edição da proposta, que já foi inclusive incorporada ao calendário e tem total apoio da coordenação da CVX Regional Sul. Novas vocações cevequianas surgiram e a espiritualidade inaciana passou a ser conhecida de mais pessoas. Um verdadeiro sucesso!