Regional Sul realiza Assembleia em Pinheiral

De volta às raízes… Não podia ter sido melhor escolhido o local para a Assembleia Ordinária da CVX Regional Sul em 2017, entre os dias 22 e 24 de setembro: Pinheiral, local onde foram realizados tantas “PJPs” (Páscoa Jovem Pinheiral), movimento que “iniciou” na caminhada muitas lideranças cevequianas da região Sul. Tendo estas lembranças em mente, as atuais 8 comunidades e 2 pré-comunidades que hoje compõem a regional Sul da CVX Brasil tiveram um final de semana intenso – tudo preparado com muito apreço pelo CERS e pela equipe de Florianópolis, encabeçada pelos intrépidos Ir. Vanderlei SJ, Maura (CVX São José de Anchieta),  Maria Luíza da CVX-CIM e Fernando (CVX Nova Aliança). 

Na sexta-feira, 22/09/2017, o movimento foi nas estradas. Quem conseguiu chegar antes, fez a oração da noite rezando pelos carros e a van que vinham de Curitiba e que só chegariam na madrugada do sábado (23). 
 
No sábado, 23/09/2017,  a programação foi intensiva: oração da manhã, partilhas dos grupos e status da estrutura da CVX Sul, conferência com Rafael Finatti sobre a Assembleia do Líbano e as dificuldades da articulação do corpo apostólico, almoço rápido, passeio de caiaque, partilha dos que estão cursando o Magis 5 e o Curso de Dimensão Política do Compromisso CVX, conferência com Rafael Rosado sobre a experiência de Deus em Inácio de Loyola, deliberação sobre os postulados das Comunidades e do CERS, jantar e confraternização… ufa!
 
Por fim, no domingo, 24/07/2017, as discussões, aprovações e encaminhamentos relativos ao calendário, orçamento, relatório de atividades, etc; e a eleição do novo CERS (Anna Thaís, CVX Nossa Senhora Medianeira; Liliane, CVX Nova Aliança; Krícia e Rafael Finatti, CVX Santo Estanislau Kostka), que assume a partir de 2018. Pra encerrar, antes do almoço, celebração eucarística de envio, marcada pelos compromissos temporários de Rafael Rosado (Finha) e Mauro, ambos da CVX Nossa Senhora da Estrada. 
Como destaques, vale ressaltar a metodologia dos postulados, com as recomendações e deliberações da Assembleia para o trabalho do novo CERS; as provocações feitas pelos “Rafaéis”, em suas conferências; e o intenso debate suscitado por tantos assuntos que mobilizaram as comunidades e pré-comunidades, como a identidade territorial da regional, o orçamento para 2018 e a criação de novos secretariados. 
 
Além disso, fica o registro de agradecimento aos que compuseram o governo regional nos últimos dois anos (Tuca, Silvia, Nath e Beto, assistidos pelo Ir. Sidney), especialmente ao casal que tanto se mobilizou para estar perto dos grupos e realizar todas as atividades com muito carinho e afinco. Ainda há o que fazer (afinal, o mandato vai até o fim do ano), mas a sensação é a de que fizeram até mais do que precisava. 
Trabalho do CER continua… Agradecemos o serviço, o ânimo e a generosidade.