Regional SP e Anchietanum firmam parceria para trabalhos com Juventude

anchietanumNo último dia 19/11, a Regional São Paulo e Sul de Minas da CVX esteve reunida com o Anchietanum, o Centro Magis da Companhia de Jesus em São Paulo. Na pauta, a parceria em trabalhos com a Juventude.

Participaram da reunião, pela CVX, Claudio Cassimiro (Pré-Cardoner e Gerente do GT de Planejamento da Regional), Stephanie Pieres (Pré-Cardoner), Alan Faria (Pré-Cardoner) e Guilherme Demarchi (Santa Maria e GT de Planejamento), e, pelo Anchietanum, Pe. Jonas Caprini, SJ (Coordenador Nacional da Plataforma de Juventude da Companhia) e Ir. Davi Caixeta, SJ (Responsável pelo Anchietanum).

Inicialmente, foi feito um breve levantamento das ações do Anchietanum e das cooperações já realizadas por membros da CVX nessas atividades, embora de modo até então informal, e um histórico de como a parceria vinha sendo construída. Após, o Anchietanum apresentou as demandas que possui e que podem ser divididas em dois grupos: no primeiro, para jovens de 17 a 32 anos, que é a faixa etária atendida pelo Centro. Para esse grupo, há demandas de trabalho com Exercícios na Vida Cotidiana (EVC), Retiro de Carnaval, Tardes de Espiritualidade, Escola Bíblica e Ciclo de Debates. Para o segundo grupo, de jovens com mais de 32 anos, foi apresentada a preocupação quanto ao acompanhamento espiritual e continuação de atividades eclesiais, já que esta faixa etária deixa de ser o foco de atendimento dos Centros Magis.

Dessa forma, a CVX passou a apresentar as possibilidades de trabalho em que poderia, inicialmente cooperar. Para o primeiro grupo, de jovens de 17 a 32 anos, a Comunidade ajudará nas Tardes de Espiritualidade e Escola Bíblica, em calendário que será definido para o ano de 2017. Também se buscará realizar a cooperação no Retiro de Carnaval e outras atividades que forem surgindo com o tempo. Para o segundo grupo, de jovens com mais de 32 anos, a CVX fará o acompanhamento espiritual e pastoral dos grupos, seja para as pessoas que buscam participar da Comunidade, seja para aquelas que não o pretendem, mas que têm a necessidade de serem acompanhadas.

Outro ponto em que a CVX irá colaborar será a oferta dos Exercícios na Vida Cotidiana, de acordo com a demanda que for sendo apresentada pelo Anchietanum, com foco principal em jovens de 17 a 32 anos. Esse trabalho será iniciado com a oferta do Retiro Quaresmal 2017 pelo Centro, com a participação da CVX no acompanhamento dos grupos de partilha, com a possível oferta em pólos localizados em São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Santa Rita do Sapucaí.

A CVX, em contrapartida, solicitou ao Pe. Jonas que a Companhia auxiliasse a Comunidade com a formação para os membros que têm interesse em aplicar os Exercícios para Jovens. Nesse sentido, lembramos que a CVX, em reunião virtual de sua Plataforma de Juventude, expressou já essa preocupação, além de ter iniciado trabalhos nesse sentido, sob a responsabilidade inicial da Regional Sul. 

A Regional São Paulo e Sul de Minas espera, com isso, avançar nos trabalhos da Comunidade, dando impulso aos trabalhos com a Fronteira da Juventude, cuja importância foi reconhecida pela Comunidade Mundial em sua última Assembleia, por iniciativa dos brasileiros.