Regional Rio participa da Assembleia dos Organismos do Povo de Deus

No dia 28 de abril deste ano do Senhor, aconteceu a Assembleia dos Organismos do Povo de Deus no térreo da Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio de Janeiro. Evento promovido pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e o Conselho Nacional de Laicato do Brasil (CNLB) da arquidiocese. O evento teve como tema: “Ano do Laicato e a superação de toda forma de violência.”, e lema: “Sal da terra e luz do mundo”.

Segundo Ana Maria de Sá, Coordenadora do CNLB na arquidiocese, o objetivo dessa conferência é fazer com que os leigos assumam a identidade de Igreja.

A proposta foi da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela celebração do Ano do Laicato.

A CVX se fez representar pelos membros Marlene Mannarino, da Comunidade São José de Anchieta e Maria de Lourdes Mendonça, da Comunidade São Marcos.

Vários organismos e instituições se fizeram representar.

Temáticas apresentadas: A violência através da mídia, pelo Dom Paulo Celso Dias do Nascimento, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, representando os Bispos; A importância de proteger a infância, pela Irmã Gabriela – CNSB – Coordenação de Pastoral, representando os Religiosos; Respeito e amor aos idosos, pelo Padre Niraldo Lopes – Paróquia Cristo Rei em Vaz Lobo, representando os presbíteros; Juventude – Presente e Futuro, deveria ser apresentado por um representante dos diáconos, mas como não aconteceu, a mesa foi substituída e composta por alguns participantes de movimentos e comunidades presentes e convidados a falarem sobre o que estes movimentos e comunidades estão desenvolvendo e trabalhando com os jovens no momento e quais as ações para o futuro. Marlene falou sobre a CVX e como ela, no momento, tem desenvolvido e direcionados esforços para a fronteira da juventude. Lourdes relatou sobre a CVX-U e o interesse da Pastoral da PUC em levar a espiritualidade inaciana aos jovens universitários, começando pela PUC do Rio de Janeiro; Cidadania: Exercício e Liberdade, por José Geraldo dos Reis Virginio – Círculos Bíblicos Vicariato Santa Crus, representando o Laicato.

O evento foi marcante não só pelos temas apresentados, mas também pelos testemunhos vivos de trabalhos realizados em escolas, paróquias, movimentos e organismos da Igreja. Algumas provocações: Como através da mídia podemos construir a paz? O que tenho feito para ajudar a construir uma cultura de paz? Tenho cuidado com aquele que precisa de cuidado? O que se tem feito, na Igreja, em defesa da vida? O jovem precisa sentir-se integrante e participante dos planejamentos dando sua contribuição ativa. O que entendo como cidadania e como a vivo no meu cotidiano? “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Como uso esta liberdade?

O evento terminou com uma belíssima missa presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.