Regional Distrito Federal: 2019 nos desafia

CVX presente em Brasília (DF)

A Comunidade de Vida Cristã (CVX) presente no Distrito Federal, reuniu-se no domingo, 10 de janeiro, em Brasília. Foi o primeiro encontro do ano com todas as pequenas comunidades e com a nova pré-CVX Santo Inácio.

Cada participante ganhou uma pequena quantidade de sementes de mostarda, pequeninas como narradas no Evangelho, grandes em suas promessas:

A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei?
É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta;
e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.
(Lc 13, 18-19)

O encontro de uma manhã, foi planejado e organizado pelo Conselho Executivo Regional (CER) a partir das contribuições de todas as pequenas comunidades: São José, Dom Helder, Dom Luciano, Santo Alberto Hurtado e a pré Santo Inácio. O ânimo generoso e o desejo de seguir para águas mais profundas foram avivados pela Eucaristia presidida pelo padre Agnaldo Oliveira Jr., do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) que acompanhou o encontro.

O CER Distrito Federal é composto por Regina Carvalho (coordenadora), Luiz Beltrão (vice-coordenador), Cleonice Pereira (secretária), Ana Prata (tesoureira) e Wellington Gomes (vogal).  No CER-DF, o vogal não tem nenhuma função específica; mas atua naquilo que for necessário, colaborando onde for oportuno e lhe for solicitado. Wellington foi o facilitador e moderador das atividades.

O objetivo principal da reunião foi planejar as ações que realizaremos enquanto comunidade regional CVX em 2019, com especial enfoque no compromisso em acolher o Encontro Nacional da CVX que ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro, em Brasília (DF). Deste modo, ficou assim definida a pauta:

  1. Organização e encaminhamento para suporte a preparação do Encontro Nacional da CVX em Brasília.
  2. Definição das atividades que compartilharemos enquanto CVX-DF.
  3. Definição de comissão para cuidar da adequação do regimento interno.

Foram propostas algumas sugestões para a condução harmoniosa e fraterna dos trabalhos – as etiquetas inacianas:

  • Foque na proposta a luz do nosso carisma CVX.
  • Contribua com o seu pensamento.
  • Escute para compreender.
  • Fale através de sua mente e seu coração.
  • Ligue e conecte ideias.
  • Lembre-se que somos amigas e amigos no Senhor.

As propostas encaminhadas pelas comunidades foram agrupadas em três dimensões: espiritualidade, comunidades em saída, atividades em comunhão. Os grupos discutiram as propostas e selecionaram, fundiram, ampliaram ou ajustaram as atividades de modo a ser possível a apresentação de um plano de ações para o ano de 2019.

Além da alegria do êxito do planejamento comunitário, ao final da reunião, todas e todos sentiram-se fortalecidas e fortalecidos na Graça e no Amor que nos chama e nos envia.