Que Igreja você quer? – Encontro da CVX-U

Texto escrito por Daisy Bispo Teles (membro da CVX-U do Rio) sobre o encontro “Que Igreja você quer?’:

Fazendo uma breve procura no dicionário, vemos que igreja está descrita como “comunidade composta por cristãos, que forma um corpo social organizado, instituído por Jesus Cristo”. Ao longo da história da humanidade, não se pode deixar de notar o relevante papel que as religiões cristãs e suas diferentes igrejas exerceram em várias sociedades. Muitos foram os processos sociais, políticos e históricos que levaram, na era contemporânea, vários movimentos, incluindo os de jovens, a questionarem algumas posições da igreja. Sendo um corpo social instituído em Jesus Cristo, é vital que se esteja sempre resgatando o verdadeiro espírito de comunidade. Para isso, é importante discernir, dentro do espaço da igreja, sobre várias questões que afetam a sociedade, sejam elas de cunho social, político, para que um real sentimento de coletividade seja criado, pois ao passo que temos uma igreja aberta a refletir essas questões, mais suas portas estarão abertas àqueles que desejam conhecer a trajetória e os ensinamentos de Jesus Cristo.

O papa Francisco, conhecido como uma figura contemporânea de grande coragem por trazer alguns pontos de mudança à igreja, uma vez disse: ” Em vez de ser uma igreja que acolhe e recebe mantendo as portas abertas, também tentemos ser uma igreja que encontra novos caminhos, que possa sair de si mesma e ir para aqueles que não vão à missa”. Essa mudança, muito menos pretenciosa do que parece, não acontece de cima para baixo, mas a partir de uma reflexão pessoal, em que cada um de nós se pergunta: que tipo de igreja eu quero? Que tipo de ações eu gostaria que a minha igreja fizesse? Esse tipo de reflexão que parte de nosso interior para nos levar a construção de um caminho a ser seguido é o que uma vez propôs santo Inácio de Loyola com seus exercício espirituais. A espititualidade inaciana através da experiência das chamadas CVX (Comunidades de Vida Cristã) nos ensina a partir de uma reflexão inicialmente pessoal e depois compartilhada, a discernir sobre várias questões. E por que não discernir sobre que igreja nós queremos?

Através de uma atividade de reflexão conjunta, o Centro Loyola em parceria com o grupo CVX-U (Comunidade de Vida Cristã Universitária), convida a todos os jovens interessados, a participar de uma tarde de meditação, partilha e discussão sobre qual igreja nós queremos para o futuro. Contamos com sua participação para que as palavras de Francisco se tornem uma realidade.