Projetos 170 em português – Documento Final da Assembleia Mundial Buenos Aires 2018

Disponibilizamos o Projetos No. 170, setembro de 2018, Retornando da Assembleia Mundial, em português. Agradecemos o serviço de José Pires, Regional Minas, por seu serviço de tradução para o português.

Mais do que um documento final da Assembleia Mundial, é um relato da experiência do discernimento comunitário durante a Assembleia Mundial. Destacamos os primeiros parágrafos do documento e convidamos que você leia, reze e compartilhe esta experiência.

Acesse este documento neste link.


O documento final da Assembleia Mundial de Buenos Aires não é… final e quiçá nem sequer deveríamos falar de um documento, mas sim de uma narrativa. Assim, vocês tem duas excelentes razões para entrarem na leitura com curiosidade.

Acreditamos que a intuição inicial foi uma inspiração.

A Assembleia Mundial de 2018 começou a tomar forma – pelo menos no espírito dos membros do ExCo 2013-2018 –, quando identificamos uma graça digna de ser pedida com fé e determinação: “Desejamos maior profundidade e integração na vivência de nosso carisma CVX no mundo de hoje”.

Aprofundar e integrar o que já havia sido identificado com força suficiente como para ser considerado nosso carisma!? Essa proposta foi audaz porque nos expunha à reprovação de uma repetição vazia, inclusive narcisista. No entanto, abordamos a proposta como uma graça a pedir, sentindo que o Espírito tinha coisas que dizer agora à CVX sobre sua identidade, sua vocação e sua missão como comunidade inaciana apostólica de leigos.

Leia o documento completo!