Presépio vivo marca o encerramento do retiro do advento no Sul

A CVX Regional Sul encerrou de forma bastante contemplativa o retiro de advento promovido pela CVX Nossa Senhora Medianeira, com o apoio do Secretariado de Espiritualidade, do TLC e dos jesuítas – tanto pelo material produzido pela equipe de Itaici, quanto pela participação do P. Agnaldo Duarte, SJ, em momentos importantes do retiro: no começo, com a missa Convivium; e no final, liderando o encerramento  realizado na última quinta-feira (20).

Para esta atividade final do retiro, realizada num dos jardins do Colégio Medianeira, em Curitiba, o P. Agnaldo conduziu um momento de bastante reflexão, à luz da pergunta: “depois do retiro do advento, como será este Natal?”.

“Durante o advento abrimos as casas, encontramos um lugar no seu interior, preparamos formas diferentes para acolhermos os nossos dons, as palavras, os sentimentos, os votos e desejos… e encontramos na nossa vida um modo de Deus chegar”, resumiu Agnaldo.

Mas não bastou refletir. Era preciso tornar mais concreta a experiência, perceber a representação do advento e do Natal como algo mais próximo, por isso propôs-se um “presépio vivo”: cada um foi convidado a perceber em que lugar do presépio sentia estar, com que personagem se parecia… e contemplar Jesus nascendo!

“Foi muito legal e singelo. Naturalmente, cada um foi assumindo um papel, conforme os frutos que colheu das orações ao longo do retiro”, contou Silvia Picheth, da CVX Nossa Senhora Medianeira.

Confira abaixo algumas das fotos: