Peregrinação Inaciana em Santarém – Pará

Nos dias 22 e 23 de outubro, o Espaço Magis de Santarém, que conta com a colaboração da CVX Brasil por meio do missionário Gian, enviado pela Comunidade Nacional, promoveu a Peregrinação Inaciana, partilhamos a baixo as impressões de Gian e de Ana Lúcia, membro da Pré-CVX Amar e Servir de Manaus.

Gian“Vou sem hora marcada, pés no chão, buscando o céu, com fé vou caminhar, vou sem medo andar. Andar, vou com a Senhora da Estrada no caminho de teu filho rumo ao nosso Pai.”

A peregrinação Inaciana aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro, organizado pelo Espaço Magis Santarém com o apoio do Centro MAGIS Belém. A temática em torno da questão socioambiental foi tratada durante a atividade, tendo como pano de fundo a encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado com a casa comum (Laudato ‘Si).

Particularmente gosto muito desta atividade de peregrinar, por que peregrinar e muito mais que caminhar, e uma oportunidade de contemplar a vida ao lado do próprio Cristo, E nesta Peregrinação caminhei ao lado de alguns amigos que venho fazendo ao logo desta minha missão no Norte, e caminhei ao lado de dois amigos da CVX Norte e Sul , Partilhamos a nossa experiência de vida comunitária , e ao mesmo tempo alimentamos o sentimento de pertença.
A peregrinação Inaciana foi o evento maior promovido pelo Espaço Magis , éramos 35 participantes durante dois dias , com alguns jovens de fora que generosamente vieram contribuir com esta atividade .
Peregrinação Inaciana, começou com um passeio de barco saímos de Santarém até uma região de Praias chamada Ponta de Pedra ,dentro da embarcação fizemos a oração da manha e uma reflexão sobre o Cuidado da Casa Comum , A caminhada começou na Praia de Ponta de Pedra ate uma vila Chamada Alter do Chão caminhamos durante cinco Horas pela praias com duas parada para os ponto de oração .
A Ana da Pre CVX Manaus que veio nos ajudar na manhã de oração, no acompanhamento de grupo de partilha e no registro fotográfico da Peregrinação.
O jovem Francisco que veio de Belém oferecendo seus dons de cantar e tocar e sendo uma presença serena.
O Diácono Ailson SJ também de Belém esteve durante toda caminhada com o grupo, ajudando nos pontos de reflexão o Cuidado com a casa Comum, e conduziu manha de Oração do dia seguinte.
E o meu muito obrigado a CVX pelo envio do Jovem Odenir da CVX de Curitiba, A presença de um jovem falando para outros jovens sobre o cuidado com a casa comum (Laudato ‘Si). Teve um impacto muito grande.
Odenir fala de coração sobre este tema, fez com que a Juventude para se e refletisse, A missão fundamental de cada um está dentro dele mesmo não fora tivemos partilhas lindo sobre a peregrinação.
E assim vou caminhando pelo Norte espero encontra mais de vocês nesta caminhada aqui no Norte .

Gian (Missionário-Voluntário da CVX Brasil)

analuciaNos dias 22 e 23 de outubro, em Santarém/Pará, vivi uma linda experiência de peregrinação, uma aventura humana e espiritual. O Espaço Magis de Santarém trouxe uma proposta de reflexão sobre a Casa Comum a partir da espiritualidade inaciana, senti-me profundamente entregue a esse momento. Ao receber o convite do Voluntário Gian para colaborar nesta missão, fiquei imensamente feliz, por se tratar de uma missão com juventude, pelo tema proposto e por saber que seria também um encontro colaborativo com outros irmãos CVX, uma vez que além do Gian também encontraria o Odenir da comunidade do sul. Isso tudo era combustível para o desejo de desejar estar junto.

Na oportunidade vivenciada, Deus me falava muito do meu apostolado com juventude e do carisma CVX que se mescla a isso. Também percebi que estou vivendo um processo cada vez mais de saída, de colocar-me a serviço de outras pessoas e outras realidades para além do que já realizo. É o magis, para a maior glória de Deus!

Em tudo isso, pude louvar o Senhor da vida rezando com a natureza de Alter do Chão, onde ocorreu a Peregrinação Inaciana. Um lugar incrível!Um paraíso que Deus, assim como toda a terra, nos dá a cuidar, dando-me a certeza que a Casa é nossa, que é comum e que é minha responsabilidade cuidar e guardar e não dominar e destruir, para em tudo Amar e Servir com gratidão e alegria.

Ana Lúcia Farias,
Membro da Pré-CVX Amar e Servir, Manaus.

Veja mais fotos…

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”35″ override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails”]