Participação da CVX na Jornada Teológica da Arquidiocese de Salvador

No dia 13/08/2016, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, promoveu a Jornada Teológica das Instâncias articuladoras. Cujo o tema: “Cristãos leigos e leigas na igreja e na sociedade”, Documento da CNBB 105. A Regional Bahia da CVX estava representada por Norminha (CVX Vida e Esperança) e por Natanael (CVX Santíssima Trindade).

Descrevemos aqui alguns pontos que chamaram tocaram nossos representantes:

a presença dos leigos; somos “sujeito eclesial”; uma igreja em saída; temos que fomentar uma cultura do encontro; leigos na participação ativa na pastoral utilizando a metodologia: ver – julgar – agir; para ser sujeito eclesial é necessário uma formação sólida e continua; como o laicato é um sujeito eclesial temos que LEMBRAR / AFIRMAR/ ENFOCAR; somos chamados a ser sal, ser luz: ser livre, autônomo relacional; areópagos modernos.

Pontos destacados por Natanael
Membro da CVX Santíssima Trindade

 

 

normaAssumir  e vivenciar a cristandade é uma reafirmação da posição do leigo que traz a apostolicidade em seus atos, ajudando o próximo a ter luz e sabor em sua vida. O laicato na dimensão missionária deve indicar aspectos, princípios e critérios eclesiais ( Ex. Vaticano ll, Puebla, Aparecida e Evangelium Gaudium): evitando o farisaísmo  e o clericalismo. Onde atuar? Na família, cultura, trabalho, educação e agora com ênfase na política, pois se aproximam as eleições. Então MÃOS À OBRA E PÉ NA ESTRADA!!

Texto de Norma Queiroz,
Membra da CVX Vida e Esperança, Regional Bahia
Representante da Regional Bahia da CVX na Instância Articuladora das Associações Leigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia