Missão Santarém

Gian, voluntário CVX, faz um balanço de sua missão em Santarém. Leiamos, oremos e apoiemos nosso missionário-voluntário.

 

gianNo final do ano de 2015, me perguntava qual seria minha missão na Amazônia, isto é, o que eu iria fazer depois da realização do Programa Amar e Servir que devia acontecer em Belém no mês de janeiro de 2016.

Durante o Programa Amar e Servir tive a oportunidade de rezar e de partilhar a minha missão de 2015; por isso conversei sobre o convite recebido de ser enviado para Santarém como voluntario da CVX, em Parceria com o Centro Magis de Belém. Durante a conversa com padre Jackson SJ, com Gilmara secretaria nacional da CVX e com Alexandre coordenador da CVX  me coloquei disponível e aberto a este novo convite feito pelo Padre Tomé SJ. Tratava-se de assumir esta nova missão em Santarém.

A música mais tocada durante o Programa Amar e Servir, foi “ Vou cantar o seu amor“. Este refrão soava como uma resposta de Deus para os meus questionamentos “Celebrar o meu viver \pra no mundo Ser Mais\ faz de mim Senhor\ aprendiz da verdade, justiça e da paz\ quero ser, Senhor, novo homem nascido do seu coração”, soava   como uma resposta para mim a este chamado de Deus.

No mês de abril fui a Santarém com Padre Tomé SJ para conhecer a comunidade dos jesuítas com os quais iria morar. Aí me reencontro com os seis jovens que participaram do Amar e Servir em Belém, e dei-lhes aí a notícia de que iríamos iniciar a apresentação do Programa Magis Brasil em Santarém ainda neste ano.

No mês de maio iniciei a missão aqui em Santarém: no primeiro momento fui apresentar a minha missão, isto é, falar do Programar Magis Brasil, o que era o Espaço Magis. De fato, muitos perguntavam e questionavam: o que é MAGIS?  

No início eu contava com seis jovens como referência, e aos poucos, foram-se aproximando outros jovens com o desejo também de viver e fazer a experiência. Assim,  construindo parcerias, aproximei-me do Setor Juventude. Tentei também me aproximar da Pastoral Universitária na paróquia do Perpétuo Socorro, confiada aos jesuítas, mas sem muito êxito. Uma das duas comunidades que compõem a paróquia Perpétuo Socorro abraçou a proposta do Magis de tal forma que algumas lideranças da comunidade têm ajudado muito nesta caminhada. Em três momentos fui convidado para falar do Magis: primeiramente por ocasião da reunião do Conselho da Comunidade, e em seguida, nos outros dois, fui falar em grupos específicos da paróquia, aos jovens do Crisma e aos coroinhas. Para eles partilhei minha experiência de voluntário e leigo na Igreja, e apresentei o programa Magis Brasil. Para o próximo ano pretendo me aproximar mais da outra comunidade, a do Menino Jesus, com quem não tive ocasião de partilha. Parece que a juventude desta comunidade está meio dispersa e ainda ou não se encantou com a proposta do Magis.

A missão aqui em Santarém está sendo bem desafiadora.

Eis as atividades que conseguimos realizar nestes sete meses de caminhada: 

  1. Papo Magis: é um momento de conversa onde convidamos pessoas para partilhar sua experiência de vida. Eu, como convidado voluntário, falei da minha missão e apresentei o que é o Magis Brasil. Padre Genilson falou sobre Sto. Inácio e sobre a experiência dos Exercícios de Santo Inácio. Matheus da CVX de Curitiba partilhou  como ele vive esta experiência Inaciana. Padre Tomé e os missionários que participaram da Missão em Boim em Julho partilhamos sobre temas como Politica, o Ano da Misericórdia e outros assuntos.
  2. Preparamos três Lucernários: um sobre Sto. Inácio, outro para a Pastoral Universitária e o último sobre a Peregrinação Inaciana, 
  3. Tivemos algumas tardes de Oração no Espaço Magis com os seis jovens que participaram da experiência Amar e Servir em Belém e com alguns convidados apresentados pela CVX.
  4. Realizamos manhãs de Oração com a ajuda do seminarista Osinaldo da diocese de Santarém.
  5. Nestes sete meses contei com o apoio da CVX Brasil que enviou quatro jovens para ajudar na missão aqui no Norte. 

Eles são: Matheus, da CVX de Curitiba que participou da missão de férias em Boim.

Odenir, da CVX Curitiba e Ana da Pre CVX de Manaus que ajudaram na peregrinação Inaciana. 

Rodrigo, enviado pela CVX Rio para nos ajudar no Fórum Magis Amazonas de Juventudes. 

Participamos também de algumas atividades como Magis colaborando no Setor Juventude e no Serviço Animação Vocacional – SAV.

A Peregrinação Inaciana foi a atividade que mais deu trabalho, e nos ajudou a mostrar também mais a nossa marca para os jovens: participaram jovens da paróquia dos jesuítas, do setor juventude, de outra paróquia e jovens de outros locais. Trabalhamos o Cuidado da Casa Comum em uma região de praias próxima a Santarém.

Francisco de Belém ajudou tocando e cantando, o Diácono Ailson SJ nos ajudou nos momentos de oração, na oração da manhã e no acompanhamento de grupo. Ana da Casa Magis e Pre CVX de Manaus na oração da manhã e no acompanhamento de grupo. Odenir da CVX de Curitiba trabalhou o tema da Peregrinação o cuidado com a casa Comum.

Neste sete meses a juventude que está participando das atividades e frequentando o Espaço Magis, participou de outras atividade ligadas ao Programa Magis: em Manaus na atividade da Jornada de Espiritualidade e no Mochilaço, em Belém  na Preparação do Fórum, do Círio de Nazaré e do Fórum Magis Amazonas. 

Estou me sentindo bem acolhido nas comunidades dos jesuítas com quem eu passo a maior parte do meu tempo. Esta comunidade é a minha referência, e, com eles, partilho a minha missão aqui em Santarém.

Gian Franco Lopes da Silva

 

 

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”37″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”600″ gallery_height=”400″ cycle_effect=”shuffle” cycle_interval=”3″ show_thumbnail_link=”1″ thumbnail_link_text=”[Mostra miniaturas]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]