Magis Centro América 2019 – 2o. Dia

#magis2019 #magiscam #jmj2019

Hoje todas as delegações que estão na Guatemala se reuniram em uma escola anexo a Univerdade Landívar. Chegamos pela manhã e ficamos até o início da noite.
Pela manhã houve um momento de apresentação da equipe que está coordenando o MAG+S na Guatemala e logo em seguida fomos separados em grupos, correspondente a cada experiência que iremos fazer (cada peregrino irá para um área específica do país conhecer determinada obra da companhia de Jesus) e cada um se apresentou rapidamente dizendo seu nome e de onde era, é interessante observar a diversidade cultural. Meu grupo, por exemplo, há Peregrinos da Hungria, Áustria, Alemanha, Portugal, Ecuador e Guatemala. Será um rica rica experiência de troca cultural!
Em seguida houve uma emocionante fala do um padre Augusto Gutierrez, da Nicarágua, que nos contou a dura realidade de seu país, (e, de modo geral, dos países da América Central) onde, desde abril do ano passado, a liberdade de expressão é duramente oprimida. Segundo ele, fazer protestos, por conta de uma lei local, é considerado um ato político. Por isso, há mais de 500 presos políticos e muitas outras, por causa da dura opressão policial, já foram mortas. Nessa situação, a Igreja local tenta ajudar os cidadãos, porém, tal ajuda é mal vista pelo governo. Nesse sentido, Padre Augusto teve que sair de seus país escondido pelas montanhas em direção à Honduras, pois estava sendo investigado pelo pretexto de colaborar com o “terrorismo”. Com muita emoção também partilhou consigo um testemunho de um jovem que foi morto em um protesto.
Por fim, ocorreu as apresentações culturais de cada país. Com direito a roupas e danças típicas. É um momento de descontração onde todos puderam dançar e confraternizar juntos.