Magis Centro América 2019 – 13o. Dia

Penúltimo dia do Mag+s. Hoje foi um dia especial que foi iniciado por uma oração feita por Cristóbal Fones SJ. Em seguida, ocorreu um belo momento de oração pessoal, onde refletimos onde encontramos Deus nesses últimos dias, e, divididos em grupos por local de experiência, partilhamos juntos. Através do desenho e das palavras, nosso grupo expressou a gratidão pelo forte momento que passamos em Comapa.

Pela tarde participamos de um importante momento de conversa com o Pe. Arturo Sosa SJ, o padre Geral do Companhia de Jesus. Partilhamos com ele como foram as experiências e ele em sua fala apontou os 10 sinais dos tempos atuais onde há a atuação da voz de Deus: Os jovens e seu contexto vital, a sociedade como oportunidade de anúncio do evangelho, a transformação antropológica derivada do mundo digital, o efeito migratório global, o mundo globalizado e sua homogeneidade cultural, reconhecimento do jovem e da mulher como sujeitos da comunidade eclesial, as muitas comunidades existentes na igreja, a singularidade como fonte de renovação de fé da missão e da Igreja e o reconhecimento dos abusos, de forma que leve a conversão pessoal e institucional.

Ao fim desta fala, o espaço foi aberto a perguntas, onde houve perguntas sobre os abusos de poder que ocorre na América Latina, sobretudo no Chile e Argentina, e sobre e a participação dos jovens e mulheres na igreja, por exemplo. Por fim, houve um belíssimo show que mais se pareceu a um momento de oração e reflexão que foi conduzido por Cristóbal Fones SJ.