Magis 5 – Dia 19 de janeiro de 2018

Manhã de Oração feita pela CVX Argentina e Cuba.
 
Depois Padre Hermínio Rico, assistente da CVX Mundial apresentou durante os dois tempos, manhã e à tarde , os aspectos sobre a relação entre CVX e Companhia de Jesus partindo de duas entidades autônomas que colaboram entre si. 
 
Sugeriu que fossem lidos os documentos da CVX que tratam de como SER CVX e dos documentos da  Companhia de Jesus que tratam da colaboração dos leigos, em especial a CG 34, Decreto 13 . 
 
Em sua fala Padre Hermínio destacou que a CVX não colabora com a Companhia de Jesus e nem esta colabora com a CVX , mas ambos colaboram com Jesus , sendo a colaboração um modo de proceder, de viver o carisma CVX . 
 
CVX Brasil apresentou as fronteiras trabalhadas por seus membros de forma apostólica e  institucional 
A noite a festa foi apresentada pela CVX Argentina e Cuba.
 
Gladaniel Carvalho – Brasília
 
—————————————————————————————-
Iniciamos o dia com a belíssima canção: “Tudo em mim faz sentido pelo seu amor”, que foi preparada pela delegação da Argentina. 
 
A seguir Júlio comentou como Cuba vem vivenciando as fronteiras. A da família é a mais trabalhada, pois tem uma importância fundamental na transmissão da fé. 
 
Logo após Pe. Hermínio Rico SJ, Vice Assistente Mundial da CVX, apresentou o tema “Colaboração entre a Companhia de Jesus e a CVX”. Ao decorrer do tempo houve diferentes formas de compreender o que seria a colaboração na Companhia de Jesus e CVX.
 
Pós Concílio Vaticano II a vocação apostólica dos laicos foi reconhecida e houve uma maior colaboração destes nas obras jesuítas. Como reforça o Superior geral da Companhia de Jesus Arturo Sosa: “Não temos colaboradores, somos colaboradores”.
 
Hermínio  passou as seguintes questões para trabalharmos em pequenos grupos:
1) Quais são os maiores sucessos e as maiores dificuldades na colaboração entre jesuítas e CVX?
2) Qual o maior desafio concreto para a CVX da América Latina na promoção da colaboração com a Companhia de Jesus?
 
Na parte da tarde, Regina e Celso partilharam as fronteiras CVX no Brasil. Regina colocou como a CVX se organiza como Corpo Apostólico em Missão e Celso completou com a parte  institucional.
 
Hermínio retomou partilhando algumas preocupações e reflexões referentes ao momento atual da CVX. A Igreja que vivemos hoje apresenta um desafio muito grande com um Papa inaciano. Sendo que isto nos convida  para sermos mais responsáveis do que somos.  Discorreu também sobre o PG4 e os pilares da CVX – Espiritualidade, Comunidade e Missão.
 
A missa foi celebrada pelo Pe. Hermínio e a festa cultural coordenada pela Argentina e Cuba.
 
Katia Otoni