Magis 5 – Dia 17 e 18 de janeiro de 2018

Hoje já é dia 18/01/18 e começamos o dia já muito agradecidos pelo maravilhoso passeio que fizemos ontem pelas praias de Hemingway e pela charmosa Zona Colonial da cidade de Santo Domingo.
 
A organização cultural e espiritual do dia coube aos  países Chile e Equador, por isso contamos com um violeiro de cada um desses países, que foram aos poucos conduzindo uma oração inaciana contemplativa (Mc 3,7-12), onde fomos convidados a uma composição de lugar discípulos de Jesus e dispostos em duplas, fomos convidados e perceber nos olhos do outro, o olhar do Cristo e que no ama e cura de todo mal.
 
Em seguida, tivemos a partilha de do Magista chileno Jorge Bustos, nos mostrando a peculiaridade das  fronteiras CVX em seu País. E depois seguiram-se as palestras sobre Espiritualidade Laica do padre jesuíta Manuel Maza: (http://www.manuelmaza.net)
 
Pela  manhã falamos do caminho  da igreja em direção a uma maior participação laica na igreja, este histórico está nitidamente dividido entre antes e depois do Concílio Vaticano II, sendo que antes desse a visão era extremamente hierarquizada como mostra o comentário do Papa Pio X, em 1906, na sua Encíclica Vehementer :
 
En la Jerarquía sola residen el derecho y la autoridad necesarias para promover y dirigir a todos los miembros al fin de la sociedad. En cuanto al pueblo, no  tiene otro derecho que el de dejarse conducir y seguir dócilmente a sus pastores
 
Com o Concílio Vaticano II se reconheceu a igreja com Povo de Deus, que antes de qualquer divisão deveria estar o que é comum a todos. A igreja passa a ser vista como sacramento e mistério  do Povo de Deus e as leis deveriam estar a serviço da missão da igreja. Sendo que a hierarquia e os ministérios estariam dentro do Povo de Deus e  a seu serviço. Organizou-se grupos de estudo que debateram  2 textos (Lumen  Gentium #31 e # 44 de Ecclesia in América 1999). Onde tentamos definir qual seria o papel do leigo na igreja.
 
À tarde continuamos com a palestra de Padre Maza sobre o papel do leigo na Evangelização. O que seria evangelizar? A quem evangelizar? Como fazê-lo? Desafios da evangelização e tentações frequentes do evangelizador.
 
Organizou-se grupos de estudos a luz dos textos Christi Fideles Laici 2-20 e  Gaudium et Spes  # 43 e discutiu-se questões como se o papel do laicado está suficientemente determinado e estabelecido. Quais seriam as tentações frequentes em nossas comunidades laicas. Como a CVX poderia ajudar no protagonismo laico?
 
À noite tivemos celebrações:
– Comemoração do Aniversário do Padre Maza e pausa para foto.
– Missa gentilmente preparada pelos dois países responsáveis do dia.
– Festa Cultural com brincadeiras, premiações, comidas típicas equatorianas e degustação de queijos e vinhos Chilenos. ?
 
Obrigada Magis 5 por mais um dia cheio aprendizados e alegria!
 
Patrícia – CVX Rio