Jornada de Espiritualidade Inaciana para Jovens em Manaus

No final de semana de 20 a 22 de maio, no Auditório Loyola em Manaus, aconteceu a Jornada de Espiritualidade Inaciana para jovens, promovida pela Casa Magis, com o Tema: Espiritualidade e Ecumenismo e Lema: “Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. (Mt 5, 9)”. Na ocasião a presença da CVX no evento deu-se de diversas formas, inclusive com a vinda a Manaus do voluntário no Norte, Gian, que atualmente reside em Santarém.

A JEI para Jovens é uma experiência mística e formativa para difundir a espiritualidade inaciana do ponto de vista de uma temática mais ampla, como a proposta deste ano, espiritualidade e ecumenismo. Na sexta a noite ela foi iniciada com a oração de Taizé, durante o sábado houve uma mesa de debate e reflexão trazendo a história do ecumenismo, a vivência do ecumenismo na igreja Luterana do Brasil e o ecumenismo a partir da espiritualidade inaciana. Ainda, como continuidade das reflexões, foram oferecidas três oficinas, após este primeiro momento: Espiritualidade e ambientação de espaços celebrativos, Espiritualidade e Velas e Espiritualidade e Stop Motion (Técnica fotográfica) que atingiram seu ápice com a realização adaptada de um Ofício Divino da Juventude no fim do dia. No domingo, depois do momento de oração inicial, aconteceu o Papo Magis, uma mesa de diálogo um pouco menos formal, e os convidados da mesa respondiam como vivenciam o ecumenismo em suas respectivas instituições, obras, grupos ou movimentos e pessoalmente. O evento terminou com uma missa convivium, em seguida um almoço.

A presença da CVX na JEI para Jovens se deu por mais de três formas. A primeira com o apostolado dos membros da pré-comunidade Amar e Servir, Ana Lúcia Farias e Hélio Lucena, junto ao trabalho com juventudes na Casa Magis Manaus, uma vez que eles são colaboradores diretos do serviço coordenativo da Casa, ou seja, também são um dos responsáveis pela organização do evento. A segunda com a colaboração voluntária do Gian que chegou a Manaus dias antes da Jornada e contribuiu na articulação, logística, preparação do ambiente e ainda foi um dos oficineiros, ele esteve à frente da oficina de Espiritualidade e Velas. A terceira se deu com o convite da Casa Magis ao coordenador, Muller Lima, da pré- comunidade Manaus, para estar como um dos convidados da mesa do Papo Magis e falar um pouco sobre a CVX em caráter ecumênico e também suas vivências pessoais. Além de tudo isso, membros das pré-cvx, Manaus e Belém, estiveram presentes no evento, são eles: Arthur Amorim, Rafaella Moura, Ranna Campos, Beatriz Maciel e Érica Maria.

jei2016

A Jornada de Espiritualidade Inaciana contou com a participação de, aproximadamente, 40 jovens; de Manaus, Belém, Marabá e Santarém ligados ao Programa Magis Brasil no Norte através de seus Centros Casas e Espaços Magis. A CVX tendo como uma de suas fronteiras as juventudes colaborou, no que foi possível, para que a espiritualidade inaciana fosse difundida.

Ana Lúcia T. Farias,
Membro da pré-comunidade CVX Amar e Servir, Manaus.