GT de Dimensão Política lança material com análise dos Planos de Governos dos presenciáveis, à luz das fronteiras da CVX Mundial

O GT de Dimensão Política da CVX Brasil, formado pelos egressos das três edições do curso de Dimensão Política do Compromisso Social (DPCS) promovido pela CVX América Latina, acaba de finalizar um subsídio que pode ajudar a sensibilizar cevequianos e amigos para a importância de se estar bem fundamentado antes de votar. Após realizar em julho uma pesquisa respondida por 212 pessoas da CVX Brasil a respeito de que ofertas o GT de Dimensão Política poderia oferecer nestes tempos eleitorais, o GT agora apresenta os frutos desta consulta:

  1. Referências e artigos para refletir sobre os temas escolhidos como mais importantes pela CVX Brasil: desigualdades sociais, educação e corrupção;
  2. Análise dos Planos de Governos de todos os candidatos à presidência da República, à luz das quatro fronteiras da CVX Mundial: Globalização e Pobreza; Ecologia; Família; e Juventude.

O material, compilado em pdf (clique aqui para conferir), pode servir tanto às reflexões individuais quanto às que se queira fazer em comunidade. O importante é fazer aquilo que Inácio tanto nos provoca nos Exercícios: apelar à consciência, como forma de poder qualificar o discernimento.

Processo rico

Se a primeira parte do material – referente aos temas elencados como prioritários pela CVX – demandou alguma dedicação à pesquisa e seleção daquilo que poderia mais contribuir com a formação dos membros CVX, a análise dos planos de governo exigiu dos participantes do GT sabedoria para, num ambiente virtual, poder dirimir más interpretações e tentar deixar de lado as convicções políticas de cada um em nome de uma oferta a mais imparcial possível.

De acordo com Krícia Fernandes, da CVX Sul, a experiência foi um exercício para todos. “Acho que temos muito como crescer enquanto GT de sociopolitica, mas fizemos um bom trabalho”, afirmou. Já para João Paulo, da CVX Rio de Janeiro, a missão do GT ainda está só começando: “Vejo muito trabalho pela frente. Isso é exatamente MAGIS”.

Uma repercussão positiva, antes mesmo de o material ser publicado, foi a iniciativa do Secretariado da Justiça Socioambiental da CVX Regional Sul, liderado por Guilherme Briski (Sissi), que também participou do GT de Dimensão Política. Inspirado pelo trabalho nacional, o Secretariado está finalizando uma oferta semelhante, mas destinada a observar os planos dos candidatos ao governo estadual do Paraná e de Santa Catarina.