Formação sobre regras de discernimento na Regional Sul

A  CVX Regional Sul deu continuidade à formação do CAP1 itinerante, realizada no ano passado, e no último final de semana promoveu um aprofundamento sobre as Regras de Discernimento de Primeira Semana, com a presença do P. Emmanuel Araújo, na Casa de Retiros Santo André, em Rondinha (Campo Largo – PR). 16 pessoas participaram da formação, incluindo leigos inacianos e as próprias irmãs andrelinas.

“Alma Inflamada, lágrimas que movem na direção do Senhor e aumento nas virtudes teologais”, resumiu Tuca Picheth, da CVX Nossa Senhora Medianeira e que é também membro do Secretariado de Espiritualidade da Regional Sul, órgão auxiliar à Coordenação Executiva Regional, responsável pela iniciativa. Já Salete Zanchet, que incorporou-se à uma pré-CVX no período em que participou do CAP, aproveitou para agradecer ao P. Emmanuel: “Esta etapa foi muito importante na compreensão do discernimento dos espíritos. Muito obrigada!”.

Quem também mostrou-se bastante grata pela formação foi Patrícia Castellano, da CVX Santo Estanislau Kostka. “Saio muito consolada e compreendendo muito mais as moções, consolações e desolações da minha caminhada. Penso que esta consciência, somada aos retiros, são importante passo para me colocar a serviço e perceber o próximo em sua caminhada de oração, para poder acompanhá-lo. Sempre que venho para o CAP saio com uma sensação inexplicável de crescimento interior e os reflexos positivos seguem acontecendo”, afirmou ela.

Ao final do encontro, diante de tanta inspiração, o grupo reunido discutiu como dar continuidade à formação e, quem sabe, encaminhar uma modalidade itinerante do CAP2, inclusive com um retiro de 30 dias em etapas, a partir de 2021. Mas diante do calendário cheio da Regional e da Nacional para 2019, o próximo final de semana de formação ficará mesmo para 2020, em data ainda a confirmar.