Exercícios Espirituais para Jovens no Distrito Federal

No final de semana de 24 a 26 de maio, aconteceu a primeira etapa dos Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ), promovido pelo Centro Magis Burnier, com a colaboração da Comunidade de Vida Cristã (CVX) presente no Distrito Federal. Participaram 18 jovens oriundo de diferentes localidades do Distrito Federal, de Goiás e Mato Grosso. O retiro ocorreu na Chácara Bonsucesso, em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal. As colocações foram feitas – com delicadeza e propriedade – pelo Irmão Bira. Dentre os acompanhantes, estavam integrantes da CVX-DF: Dalmo, Estela, Tânia e Luiz.

Os EEJ são uma adaptação do método de oração de Santo Inácio para a juventude. Organizados em cinco etapas, contribuem para que o jovem viva uma experiência pessoal de oração, na busca e realização do Projeto de Deus para sua vida, no serviço aos irmãos, à Igreja e ao mundo. Nos EEJ estão presentes o silêncio, o acompanhamento espiritual, a partilha e a oração pessoal e comunitária.

Na primeira etapa, o objetivo principal é o autoconhecimento, a familiaridade com a oração e com o método inaciano. Os participantes são convidados a rezar o amor de Deus, encontrando-se com sua própria fonte, percebendo as marcas de Deus na história de cada um e cada uma. Motiva-se para a importância do silêncio e do acompanhamento espiritual personalizado.

O grupo que conduziu essa etapa preparou-se com bastante antecedência. Segundo Luiz Beltão, «a equipe esteve em uníssono: um clima leve, harmonioso, cálido e sereno prevaleceu. A diversidade de ambientes, nos quais as dinâmicas eram conduzidas, ajudou a rezar. »

Os jovens aderiram bem à proposta do silêncio. Em suas falas e comportamento percebia-se o desejo genuíno pelo contato mais profundo com Deus. Um dos frutos de maior destaque dessa etapa foi a percepção da necessidade e o desejo de cultivar e manter esse contato mais profundo com Deus. Entre uma etapa e outra haverá a possibilidade – para os que desejarem e tiverem a possibilidade – de serem acompanhados.

A participação da CVX – com os dons e talentos de cada uma e cada uma – contribuiu de modo significativo com o ritmo do retiro, embelezando e enriquecendo aquela experiência de comunhão e serviço.

Com entusiasmo, Beltrão assim sintetiza a riqueza da parceria CVX e o Centro Magis Burnier:

Numa fala ou noutra, na escuta atenta às partilhas grupais ou individuais, na condução de um ou outro momento, na animação, enfim, foram muitas as ocasiões em que pudemos nos sentir parceiros de Deus e unidos nesse propósito de oferecer uma bela experiência de oração aos jovens.


Saiba mais