Espiritualidade eucarística

Renata e Luiz Beltrão

Fazei tudo o que ele vos disser (Jo 2,5) foi o tema do momento de espiritualidade inaciana oferecido aos ministros extraordinários e ministras extraordinárias da Sagrada Comunhão de algumas paróquias da Arquidiocese de Brasília, durante o IV Retiro dos MESCE’s do Vicariato Sul, setor VI-B.

Pela manhã, dois momentos foram conduzido por Renata e Luiz Beltrão, membros da Comunidade Santo Alberto Hurtado, da CVX presente no Distrito Federal. Houve uma colocação feita por Luiz, a partir das bodas de Caná, onde foi realçada a necessidade da escuta, atenção, cuidado e zelo que os ministros e ministras precisam ter em seu serviço à comunidade. Em seguida, Renata orientou os participantes para um momento de deserto e de oração pessoal, quando apresentou de modo adaptado os passos da oração.

Foi bem peculiar o pedido expresso pela coordenação do evento para que a motivação fosse a partir da espiritualidade inaciana. Isso se deu pela experiência anterior de uma manhã de oração, conduzida por Renata e Luiz, em uma das comunidades da região e que lá deixou seus frutos bons.

O retiro ocorreu em uma chácara, no dia 26 de agosto, domingo, de 7:30 às 18:00.  Participaram cerca de 300 ministros e ministras da Sagrada Comunhão das paróquias do Vicariato Sul (Ceilândia), da Arquidiocese de Brasília. Além de Renata e Luiz, contribuíram nesse dia de formação e oração dois padres e um diácono do clero de Brasília.  No retiro, destacou-se também a figura – ainda pouco difundida – de São Mateus Moreira, mártir, padroeiro dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.

Há um vivo desejo das pessoas em avançar na oração, e uma grande disponibilidade e generosidade em suas vidas. Algumas pessoas mostraram interesse em conhecer os exercícios espirituais em alguma de suas modalidades oferecidas. Dentre as partilhas, Renata destacou a fala de Dona Rosa, 90 anos, que releu o texto das bodas de Caná e  sentiu-se profundamente tocada quando « prestou atenção na fala de Jesus que diz “enchei as talhas”; dando-se conta que Jesus decide, opta, por precisar de nossa ajuda ».

Fonte e centro de toda a vida cristã [LG 11], a Eucaristia é – por essa razão – o centro de nossas comunidades que, a partir desse cerne, são uma experiência concreta de unidade no amor e na ação [PG 9].

 

 

26.08.2018 | O.A.