Encontro Regional Sul 2018 trabalha o tripé CVX em Curitiba

No último final de semana, a CVX Sul realizou o seu Encontro Regional, em Curitiba, na Sede do Colégio Medianeira – um momento importante para estar juntos, rezando, partilhando e celebrando. O início se deu com um lucernário, na sexta-feira à noite, preparado pela Comunidade Nossa Senhora Medianeira; e o encontro terminou na missa de domingo, celebrada pelo P. Agnaldo Duarte, SJ. Krícia Fernandes, coordenadora regional, resume abaixo a vivência do tripé durante todo o dia no sábado e na manhã de domingo:

No sábado pela manhã, tempo para a oração, um momento de reconhecer o presente que é a CVX e também os dons que cada um oferece à Comunidade. Partilhamos nossos pães em uma cesta, que multiplicou esse presente e nossa oferta, utilizando a metodologia da “conversação espiritual”, em rodadas, como foi encaminhado na Assembleia Mundial, com a intenção de ouvir mais do que falar e prestar atenção no movimento do Espírito. 

Na parte da tarde, refletimos sobre nosso tripé comunitário, nos colocando numa linha histórica de tempo na CVX, nos reconhecendo enviados pela comunidade, nos momentos que mais nos marcaram na vida cevequiana. Também jogamos um quiz online, com perguntas e respostas! Houve a partilha da experiência da Assembleia Mundial, do Curso latino americano de dimensão política do compromisso social na CVX e do curso Magis V. Discutimos sobre missão comum, as ressonâncias dessas experiências em nossas vidas, agradecendo como nossa Regional é agraciada com essas vivências. Finalizamos o dia com uma confraternização!

No domingo de manhã, conversamos sobre nossa vida apostólica, iniciando com provocações sobre nossa missão comum, numa relação com o Exercício Inaciano das três classes de pessoas. Relembramos o Polinômio Apostólico, como instrumento e modo de proceder para trabalharmos nossa missão, por meio do discenir-enviar- acompanhar-avaliar, e nossa organização regional em Secretaria e Secretariados como concretização desse Polinômio e como forma de acompanhar nossas quatro prioridades apostólicas: Espiritualidade, Famílias, Justiça Socioambiental e Juventudes. 

Para Vinicius Riechi, da Pré-CVX Semeadora, apesar de a participação da comunidade não ter sido tal qual o esperado, o encontro valeu pelas construções e partilhas conjuntas, assim como a implementação da técnica de partilha. Chris Stonoga, da CVX Nossa Medianeira, acha ainda que “a possibilidade de estarmos juntos, nos sentirmos corpo e percebermos para onde caminhamos nos fortalece na missão e também na vida de oração”.

Confira abaixo algumas fotos (o álbum completo pode ser conferido na fan page da CVX Regional Sul):