CVX Sul realiza primeira etapa do CAP1 itinerante

Terminou neste domingo (8) a primeira etapa do Curso de Capacitação para Orientadores e Acompanhantes de Exercícios Espirituais (CAP1) itinerante, organizado pelo Secretariado de Espiritualidade da CVX Regional Sul em parceria com o SECOFE, da Companhia de Jesus, e a Casa das Irmãs de Santo André.

Reunidos desde sexta-feira à noite em Rondinha, os 23 participantes (20 integrantes de Comunidades e Pré-Comunidades de Curitiba, Florianópolis e Campo Largo, além de três leigos que vivem a espiritualidade inaciana e já participaram dos EVCs promovidos pela CVX Sul em Curitiba) aproveitaram os conhecimentos do P. Emmanuel de Araújo, SJ, assistente eclesiástico nacional, para aprender e esclarecer muito do método e dos elementos inacianos.

“Desde que montamos o Secretariado de Espiritualidade, há cerca de 5 anos, o CAP estava em nossos planos. Mas não tivemos pressa, pelo contrário, entendíamos que era um proposta que precisava ser bem estruturada para dar certo. Ver tanta gente aqui hoje buscando a formação para dar os Exercícios nos enche de alegria e mostra os frutos deste trabalho”, conta Rafael Rosado (Finha), Secretário de Espiritualidade da CVX Sul.

Agora, o grupo todo pretende seguir com os estudos individuais, a partir das inúmeras referências bibliográficas dadas pelo P. Emmanuel e por meio de encontros presenciais de partilha, para manter-se  focado nos desafios do acompanhamento espiritual até a próxima etapa, que acontecerá no feriado de 7 de setembro. A terceira e última etapa acontecerá em novembro.