CVX participa do Encontro MAGIS Nordeste

Entre 06 e 09 de setembro de 2018, realizou-se na cidade de Salvador o Encontro MAGIS Nordeste, com o tema “Ser + Consciente”. O evento contou com a presença de jovens dos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará, bem como de instituições parceiras do Programa MAGIS, dentre estas a CVX. Representando as comunidades de vida cristã, participaram do encontro o atual coordenador da CVX Regional Nordeste, Orlando Dantas, e Rosa A. Caraça, da Comunidade Profeta Peregrino em João Pessoa.

“Escutar os clamores dos jovens, estar com eles em suas inquietações e sonhos, experimentar fragilidades e potências, aprender a caminhar junto”, assim foram os dias dedicados ao encontro, segundo Rosa. A programação do evento contou com diversas atividades, tais como confecção de cartazes e participação no Grito dos Excluídos, painel sobre extermínio da juventude, apresentação sobre exercícios espirituais e o MAGIS inaciano, fórum sobre redes de colaboração, momentos de partilha em grupos, convivências, celebração, noites culturais e oração.

Para Orlando, estar no encontro foi “um momento oportuno e privilegiado para fazermos contatos, visando uma futura presença de comunidades CVX em outros territórios”. Além disso, o evento possibilitou também reconhecer a importância da CVX como colaboradora dos Espaços MAGIS em alguns locais do Nordeste, como Bahia e Paraíba, atuando, sobretudo, na perspectiva da espiritualidade e na construção de atividades conjuntas.