CVX-DF participa de Congresso Regional da Pastoral Familiar

CX-DF-congresso-pastoral-familiar-2016-aRepresentantes da Comunidade de Vida Cristã (CVX) da Regional Distrito Federal participaram, nos dias 23, 24 e 25 de setembro, do V Congresso da Pastoral Familiar do Regional Centro-Oeste, que ocorreu na Universidade Católica de Brasília.

A regional centro-oeste da CNBB congrega as arquidioceses e dioceses do Distrito Federal, Goiás e Tocantins. O congresso teve como tema “A alegria de ser família: o amor é a nossa missão”, e como lema “O amor é paciente, é benfazejo” (I Cor 13,4). Bispos, coordenadores, agentes de pastoral e assessores, responsáveis pela evangelização da família em todas as dioceses do Centro-Oeste, se reuniram, num momento de alegria, comunhão e partilha.

Foi momento de significativa importância para escutarmos e percebermos o olhar e as orientações pastorais dos bispos de nossa região, de modo particular da Arquidiocese de Brasília, onde estamos inseridos.

Para a CVX, a família é um dos quatro campos prioritários de nossa ação apostólica, juntamente com juventude, globalização e pobreza, e ecologia. É imprescindível nossa aproximação dos setores eclesiais que acompanham essa temática, contribuindo – com humildade, discernimento e grande ânimo – no aprofundamento das questões relativas à família em seus diversos contextos e desafios atuais.

O evento proporcionou a troca de experiências, partilhar de testemunhos e formações para as famílias e pastorais, oriundas de realidades e regionais diferentes. Ao longo dos três dias do Congresso, ocorreram diversas atividades, como momentos de oração, testemunhos e palestras.

NCX-DF-congresso-pastoral-familiar-2016-ba abertura, Dom José Aparecido, bispo auxiliar de Brasília, referiu-se à Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Amoris Laetitia”, sobre o amor na família, destacando o discernimento das situações chamadas irregulares. Sua fala tomou como base o capítulo sete da exortação em que se intitula “Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade”.

A presença da CVX-DF na organização do Congresso foi iniciativa de Josedir Gonçalves, da Comunidade Dom Hélder. A CVX-DF colaborou na venda e compra de rifas, hospedagem e acolhida dos participantes do encontro. Além de Josedir e sua esposa Sonja, participaram do evento André Botafogo e Flávia Diógenes, da Comunidade Dom Hélder, e Maria das Graças Barbosa, da Comunidade Dom Luciano.

 

[Secretaria da Regional CVX-DF]