CVX Brasil no Encontro do Colegiado da CNLB

Entre os dias 22 a 23 de fevereiro de 2019, aconteceu o Encontro do Colegiado da CNLB. CVX Brasil foi representada por Antonio Celso, que compartilha conosco como foi a experiência.

Dia 22/02/2019

Essa tarde em São Paulo capital teve início à reunião do colegiado do CNLB (formado pelos presidentes das regionais do CNLB e os presidentes dos movimentos), estou representando a CVX Brasil.
Essa noite cada presidente fez um breve relato de como foi trabalhado o ano do laicato em seu movimento ou regional.
Muito rico ver como os leigos se organizam no Brasil apesar das dificuldades e da falta de apoio por boa parte dos bispos e sacerdotes.
Também se destacou a quantidade de diocese que não tem conselhos de leigos, isso representa mais de 50% das nossas dioceses, também muitos movimentos estão ausentes nesse encontro.
Uma fala fechou a noite destacando o papel de nós leigos na Igreja, por parte de alguns autores, como por ex: “Não existe igreja no futuro sem pensar no leigos”.

Amanhã tem mais.

 

23/02/2019

O dia da reunião do colegiado do CNLB teve início com a oração da manhã, um refrão, depois cada um colocou os pontos que trava a caminhada e as luzes que nos guia, uma música e finalizou com um Pai Nosso. Em seguida a colocação da pauta do dia.

Na sequência foi escolhido 3 pessoas (com 3 suplentes) que organizará a eleições de junho.A sequência cada comissão do CNLB deve 10 min para falar de suas ações.
– comissão de formação, dificuldade de divulgar os materiais por falta de preenchimento dos dados no cadastro, “com isso não sabemos quem somos”, tem material e não são aproveitados, dificuldades em usar os materiais virtuais.
– comissão de comunicação, o melhor foi definir responsável dos regionais que facilitou, dificuldades o acúmulo de atividades na vida.
– comissão da juventude, dificuldade em ser reconhecido, e confusão nas nomenclaturas (comissão, conselho…).
– comissão de fé e política, dificuldades de se reunir, mesmo via Skype e WhatsApp, só são procurados no ano eleitoral que falta agenda, parece uma formação a parte do CNLB, falta conhecimento sobre a doutrina social da igreja.

Depois foi apresentado os projetos do CNLB de 2019, com os quais solicitará o aporte da CNBB.

Na parte da tarde foi formativa, usando a revista “Um Olhar” editada pelo CNLB.

Em seguida veio a explanação dos valores e custos do VII encontro em Cuiabá (dentro do encontro terá a Assembléia Eletiva), cada organizações filiada terá direito a 5 participante mais o coordenador (Na eleição são 3 votos), das regionais do CNLB são 10 participantes cada (6 votos na assembléia).

Mais informações sobre o encontro pode ser encontrado no site do CNLB.