CVX Brasil no Congresso Continental de Leigos

Entre os dias  2 a 4 de novembro, no Centro de formação Mariápolis, em São Paulo acontece o Congresso Continental do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), que está reunindo leigos e leigas da América Latina e Caribe. A CVX Brasil está sendo representada por Antonio Celso e Honorina. Seguem os relatos dos dois primeiros dias por Antonio Celso.

01/11 Primeiro dia do Congresso Continental de Leigos.

Acolhimento.
Missa de abertura (Dom Severino/ Dom Anuar), tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, ao serviço do Reino.
Apresentação dos participantes.

02/11 segundo dia do Congresso Continental de Leigos.

Pela manhã a professora Dra. Moema Miranda REPAM (Brasil) fez uma análise da conjuntura da realidade do meio ambiente e a cultura do lucro.
Com dados, Moema mostrou que os efeitos não atinge as pessoas ou países de forma igual, os pobres dos países ditos ricos sofrem as consequências da degradação da natureza de forma mais severas que os ricos, nesta linha os países mais pobres também são mais afetados do que os países desenvolvidos.
Destacou que a exploração da natureza não serve a vida, ao contrário há uma concentração de renda cada vez mais nas mãos de cada vez menos pessoas.
Mostrou um mapa do mundo logo em seguida uma caricatura de como ficaria o mapa segundo a concentração das riquezas.