CVX Brasil na Jornada Mundial da Juventude 2019

Como aconteceu na JMJ 2016, na qual enviamos Paola Manegotto, a CVX Brasil se organizou para enviar Maria Clara, membro da Comunidade Peregrino da Esperança, Regional Rio, ao Magis Centro-América e à Jornada Mundial da Juventude 2019 no Panamá. Maria Clara partilha conosco um pouco sobre sua caminhada até este momento de envio. Leiamos e unamos em oração por ela nesta missão.

Olá, me chamo Maria Clara e tenho 18 anos. Sou do Rio de Janeiro e curso Direito na PUC-RIO. Nasci em uma família inaciana e por isso, desde pequena, tenho contato com a espiritualidade inaciana e as Comunidades de Vida Cristã (CVX).

Através desta espiritualidade, exprimo minha fé em Cristo por meio da vivência de oração diária,partilha e apostolado.
Tudo começou assim: Meus pais sempre me levavam aos retiros que faziam.

Com o passar dos anos, comecei a demonstrar interesse em entender mais sobre esta forma tão especial de vivência da fé, em saber quem foi Santo Inácio de Loyola e seus Exercícios Espirituais.

Nesta minha busca, tive a oportunidade de participar de alguns retiros e encontros de formação que me foram fundamentais na procura do autoconhecimento, crescimento pessoal e vivência dos Exercícios Espirituais.

Tive a oportunidade de estar presente em uma etapa do MAGIS IV (curso de formação da América Latina para leigos inacianos), que aconteceu aqui no Brasil, em 2012. Lá vi, verdadeiramente, a dimensão da grande família inaciana, através da CVX Latino-americana ali representada. Uma família que, apesar das diferenças sociais e culturais, bebe da mesma fonte. Também participei do programa Amar e Servir, em 2014. Nele pude fazer a experiência de meu primeiro retiro de 8 dias, uma graça que ressoa em mim até hoje. Estive também, em abril de 2018, no Encontro MAGIS Sudeste, cujo objetivo era reunir diversos jovens do Sudeste do Brasil envolvidos nas diversas obras jesuítas, para formação e troca de experiências.

Atualmente faço parte da CVX Peregrinos da Esperança – Regional Rio, frequento as atividades oferecidas pela Casa MAGIS-Rio e participo do Grupo Amar e Servir de minha paróquia, que realiza um belo trabalho junto as pessoas em situação de rua de nossa cidade.

Estou muito feliz por ter sido enviada pela CVX Brasil para o MAGIS Centro América e JMJ. Espero colher bons frutos dessa grande experiência que irei vivenciar e assim, de alguma forma, contribuir ainda mais para que mais jovens conheçam a Espiritualidade Inaciana.