CVX Brasil na IX Assembléia dos Organismos do Povo de Deus

Entre os dias 22 a 25 de novembro de 2018, aconteceu a IX Assembléia dos Organismos do Povo de Deus, evento de encerramento do Ano do Laicato no Brasil. A CVX Brasil foi representada por Antonio Celso, Vice-Coordenador Nacional. A primeira assembleia foi em 1991 e a última aconteceu em 2009. Todos os cristãos deveriam estar, mas muitas organizações leigas não atenderam o convite.

No primeiro dia efetivo da Assembleia, teve-se a Missa de Abertura, palestra de Dom Sérgio, presidente da CNBB. Em seguida ocorreram formação, reunião de grupos e debates sobre o tema da assembléia: A Sinodalidade da Igreja e o Protagonismo dos Cristãos Leigos e Leigas.

Lúcia Pedrosa Pádua falou dos aspecto do Documento 105, não tanto o conteúdo, mas sua contribuição no ano do Laicato, o apoio do clero e a falta de apoio, as contribuições, os possíveis caminhos para superar as dificuldades. Houve espaço para manifestação dos participantes a respeito da fala da Lúcia e suas considerações diante das falas.

Um dos bispos responsável pela reorganização das diretrizes da Igreja mostrou a metodologia e o material já produzido para as diretrizes que entrarão em vigor nos anos de 2019 – 2022, onde em grupo (reunido por organismo), podemos contribuir com material para produção do documento a partir de resposta da pergunta: “O que não pode faltar nas diretrizes da Igreja?” Logo em seguida foi discutido a importância da assembléia, qual a frequência, definiu-se de 4 em 4 anos no primeiro semestre.

Ao final, foi lido o documento fruto da assembléia, com oportunidade de acrescentar, tirar ou corrigir seu conteúdo.
Depois das considerações dos representantes de cada organismo o presidente da CNBB fez suas consideração e encerrou os trabalhos da assembléia, falando da importância da celebração da culminância do Ano do Laicato e do encerramento da Assembléia dos Organismos do Povo de Deus na missa do domingo na Basílica de Aparecida.