CVX apoia retiro para crismandos de paróquia de Nova Trento (SC)

Relato do vocacionado jesuíta Jean Brunn:

Nos dias 13 e 14 de abril ocorreu, na Casa Padre Dehon, em Brusque, o retiro para os crismandos da paróquia São Virgílio – Nova Trento. O encontro foi realizado em parceria entre a coordenação da Iniciação à Vida Cristã (IVC), o Programa Magis Brasil e a CVX Regional Sul.

A proposta do retiro, em comunhão com toda a espiritualidade Inaciana, foi a de colocar a criatura diante de Seu criador, conforme apresentado pelo frater João Francisco Haetinger, SJ, que também é assessor da CVX Nova Aliança, de Florianópolis. Com atividades que incentivaram a meditação e a busca interior, os retirantes puderam responder a questão: “O que fiz? O que faço? O que farei por Cristo? (EE 53).

O encontro contou com dinâmicas de entrosamento, momentos de oração pessoal e partilhas em pequenos grupos. Os jovens da paróquia São Virgílio, que também auxiliaram no retiro, propuseram aos crismandos um momento de adoração a Jesus sacramentado a fim de sentirem-se fortalecidos na caminhada que percorrerão de agora em diante.

Ao término, os crismando foram incentivados a elencar os compromissos – fruto da oração pessoal – que poderão assumir em relação à própria vida de fé e à comunidade em que vivem.

Participação da CVX

A participação de Nathália e Fábio, da CVX Nova Aliança, foi importante auxílio ao Fr. João Francisco, SJ, para dar um caráter inaciano ao retiro, que reuniu 130 jovens. “A gente dava, 15-20 minutos para eles rezarem, eles nunca tinham feito a experiência, mas foi incrível, com bastante silêncio. A gente apresentou o método de oração inaciana, explicou um pouco da história de Santo Inácio, falou sobre todo o processo, foi uma experiência bem bacana, apesar de o grupo ser um pouco mais ligado à renovação carismática”, conta Nathália.

A ideia, agora, é seguir conectado aos jovens e seguir aprofundando as práticas inacianas junto aos que tiverem interesse. “Eles têm interesse em conhecer a CVX. Pensamos em fazer alguns encontros, quem sabe um por mês até agosto, quando será o EEJ em Florianópolis. Eles têm reunião do grupo de jovens aos sábados fim da tarde e podemos um pouco antes”, conta ela.

Confira abaixo algumas fotos do retiro: