Congresso Internacional de Catequese

Sávia Caldas, da CVX São José (Brasília) participou do II Congresso Internacional de Catequese, ocorrido em Roma, no período de 20-23 de setembro, com o tema “O catequista, testemunho do Mistério”. O encontro propôs a reflexão sobre alguns temas ligados à catequese, de modo mais destacado sobre a relação entre a catequese e a liturgia.

Sávia Caldas

Sávia é catequista desde os 15 anos, sendo hoje uma das coordenadoras da catequese da paróquia de Santo Antônio (Asa Sul), da Arquidiocese de Brasília. Trabalha com a preparação das crianças para a primeira Eucaristia. Como ela costuma dizer com seu discreto bom humor, «Amo ser catequista. Parece uma cachaça, não consigo largar!». Participaram também do Congresso o Padre Antônio Marcos, assessor da CNBB para a catequese, Lílian, catequista da Paróquia de Santo Antônio; assim como catequistas de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Roraima, Paraná e Rio de Janeiro.

Promovido pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, o Congresso Internacional de Catequese organizou sua temática a partir da segunda parte do Catecismo: A Celebração do Mistério Cristão. Entre eles: a iniciação cristã e a catequese kerigmática, o catecumenato e a mistagogia, dentre outros, com o objetivo de perceber cada vez mais a profunda relação entre a catequese e a liturgia.

Em sua saudação aos catequistas, o Papa Francisco destacou:

O catequista não é um professor que dá uma aula.
A catequese não é uma aula;
a catequese é a comunicação de uma experiência e o testemunho de uma fé
que abrasa os corações, porque desperta o desejo de encontrar Cristo.
Este anúncio feito de vários modos e com diferentes linguagens
é sempre o “primeiro” que o catequista é chamado a realizar!

Aula Paulo VI, local do Congresso
Sávia e catequistas das Filipinas