Curso de capacitação para orientadores e acompanhantes de Exercícios Espirituais

Cinco integrantes da CVX fazem o CAP 2, em Itaici.

A Companhia de Jesus no Brasil promove regularmente – por meio do Serviço para a Colaboração, Serviço da Fé e Espiritualidade (Secofe) – cursos de capacitação para orientadores e acompanhantes dos Exercícios Espirituais, destinados a pessoas que fizeram uma experiência completa dos Exercícios Espirituais (EE) e que tenham o carisma para esse serviço. Esses cursos são conhecidos como CAP. O CAP 1 apresenta os EE em uma abordagem objetiva: o método, sua estrutura, a articulação das etapas e dias. O CAP 2 propõe uma abordagem subjetiva, pondo em evidência o processo interno vivido pelo exercitante. O CAP Permanente fomenta o aprofundamento contínuo por meio do estudo de diferentes elementos dos EE.

Osmar, Pe. Emanuel, Rosângela, Cleonice, Tânia Castro, Tânia Pulier

No período de 2 a 12 de janeiro deste ano, em Itaici (Indaiatuba, SP), ocorre o CAP 2, coordenado pelo Padre Emanuel Araújo, SJ, assistente eclesiástico da CVX Brasil.

Colaboram também na realização do curso Pe. Raniéri Araújo, Pe. Adroaldo Palaoro, Ir. Fátima Carvalho e Sr. José Omar Medeiros. Essa edição do CAP 2 recebe mais de 50 pessoas, entre religiosas, religiosos, presbíteros, leigas e leigos, de diferentes regiões do Brasil e da América Latina.

Capacitando-se para a missão, cinco integrantes da Comunidade de Vida Cristã (CVX) participam do curso: Tânia Pulier, pré-CVX Cardoner (São Paulo, SP); Rosângela Carvalho, CVX Nossa Senhora da Estrada (Campinas e Mogi Mirim, SP); Cleonice Pereira, CVX São José (Brasília, DF); Tânia Castro e Osmar Arouck, CVX Dom Luciano (Brasília, DF).

São dez dias de mergulho na experiência pessoal dos EE, aprofundada nas palestras, orações, partilhas e supervisões. O convívio fraterno permite conhecer múltiplas experiências e histórias que ampliam a percepção da riqueza dos EE como experiência transformadora da fé.