6o. Dia Magis 5: Fé e Ciência

Hoje, 21/01, iniciamos o dia com a oração da delegação argentina, que nos tocou profundamente por meio da música.

Em um segundo momento, Elena Yeyati fez uma explanação sobre o tema “Fé e Ciência”, através de sua vivência como pesquisadora. Logo após expressarmos o que entendemos por Ciência, a palestrante trouxe elementos para compreendê-la a partir dos documentos do Concílio Vaticano II, pré e pós-conciliares.

Em Lumen Gentium 48, compreendemos que: “qualquer projeto científico-tecnológico que esteja gerando vida, diminuindo sofrimento e ressaltando a humanidade em alguma parte do planeta nunca pode ser contrária à nossa fé”. Permeados pela visão do CVII de que não há razão para enfrentamento entre fé e ciência, partimos para o trabalho em grupo.                        

Na parte da tarde, Padre José Luís Caravias SJ tratou do tema “Sacramentos (Batismo, Reconciliação e Eucaristia). Foi, sobretudo, uma experiência de retiro espiritual sobre o batismo, realizando uma atualização deste sacramento na celebração noturna. Ele apontou que “o batismo nos faz filhos legítimos de Deus, dando-nos direito à sua herança, a glória. Assim nos tornamos irmãos menores de Jesus. É um grande presente!”.                        

Para finalizar o dia, uma contagiante festa de carnaval brasileira!

Rosa e Katia

 

 

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”44″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”600″ gallery_height=”400″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”3″ show_thumbnail_link=”1″ thumbnail_link_text=”[Mostra miniaturas]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]