Terceiro Dia da CVX Brasil no Congresso Continental de Leigos

Entre os dias  2 a 4 de novembro, no Centro de formação Mariápolis, em São Paulo acontece o Congresso Continental do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), que está reunindo leigos e leigas da América Latina e Caribe. A CVX Brasil está sendo representada por Antonio Celso e Honorina. Segue o relato do terceiro dia por Antonio Celso.

03/11 Terceiro Dia do Congresso Continental de Leigos.

Despertamos às 6h30.
7h uma celebração antes do café da manhã presidida pelo bispo SJ .
Logo após o café, duas pequenas falar para recolher o dia de ontem (2/10) uma em português outra em espanhol.
Seguindo o dia com a fala de um padre Colombiano: “O laicato na eclesiologia do Vaticano II”.
Ainda antes do almoço o professor Cesar Algusto Kusma, fala do tema “O laicato e o protagonismo do cristão leigo e leigas nas conferências Latino Americana” Medellín, Puebla, Santo Domingo… Sua fala perpassou os documentos das conferências e os bastidores de cada uma a partir do Vaticano II. O centro de sua fala foi a valorização do leigo pelas conferências, a falta de Leigos bem formados apesar dos grandes avanços essa área. A importância de voltar aos documentos dos concílios como fonte. A importância de ter um Papa formado “debaixo” das reflexões dos Concílios.
Depois da fala algumas ressonâncias dos participantes.
Após o almoço os 6 países restante (Que não apresentaram ontem) falaram sobre as ações das organizações leigas em seus países, o Brasil destacou o ano do laicato e o Documento 105.
Logo em seguida reunião de grupo por região, para afunilar às ações práticas.
Em seguida um terço meditado com destaque do papel de Maria na Igreja.
Depois do Jantar uma confraternização com danças, músicas e petiscos típicas dos 11 países presentes.