Último Dia do Congresso Continental de Leigos

Entre os dias  2 a 4 de novembro, no Centro de formação Mariápolis, em São Paulo acontece o Congresso Continental do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), que está reunindo leigos e leigas da América Latina e Caribe. A CVX Brasil está sendo representada por Antonio Celso e Honorina. Segue o relato do último dia por Antonio Celso. Todos os materiais estarão disponíveis no site do Conselho Nacional de Leigos e Leigas do Brasil (CNLB)

04/11 último dia do Congresso Continental de Leigos.

Iniciamos o dia com a celebração eucarística, ao final recebemos uma semente para simbolizar que o congresso foi um começo, devemos plantar e cuidar das sementes recebidas, elas devem ser plantadas nos terrenos de nossas comunidades.

Recolhemos os pontos marcantes do dia anterior (03/11), foi lido um documento, fruto das reuniões dos grupos dos dias anteriores e feitos os ajustes que não tinham sido contemplados por parte de alguns grupos.

Logo em seguida um esforço para dar nome ao grupo da América Latina para trabalharmos em comunhão, depois de algumas sugestões votamos na idéia “Leigos da AL caminhando para trabalhar em comunhão” , para viabilizar os próximos passos foi montado um grupo com uma pessoa de cada país.

Fechou o dia com a fala do Padre Alexandre, que faz parte do Dicastério para os leigos e outros, ele relatou as ações nos continentes e algumas linhas de trabalho, ressaltando a alegria de estar no congresso e de poder ver a riqueza das organizações que os países da AL tem, que falta em outros continentes.

Pediu para que continuemos com os questionamentos e pedidos ao Vaticano, pois mesmo que não tenham todas as respostas, não se pode responder a perguntas que não são feitas. Por fim entregou um cartão, presente do Papa Francisco para os participantes.