2ª. Tarde de Formação da Regional Rio

Regional Rio realizou a 2a. Tarde de Formação no dia 19 de agosto na Congregação Mariana N. Sra. das Vitórias – Botafogo-Rio de Janeiro. Tendo como texto inspirado Deuteronômio 30, 15-20.

A Coordenadora da Regional Rio, Rutinea Chaves Jordão – Comunidade São José de Anchieta – abriu o encontro com uma oração espontânea e a seguir a oração do Espírito Santo. Fez um comunicado sobre a programação oficial da visita de Pe. Geral Arturo Sosa, da Companhia no Brasil. Solicitou a presença de todos à missa das 18h, na Igreja da PUC, no dia 18 de outubro. Em seguida, Gilda Maria de A. R. B. Carvalho – Comunidade São José de Anchieta – coordenadora da Equipe de Formação, fez uma apresentação sobre a condução da Tarde de Formação. Indagou quem dos presentes fez a 1ª. Tarde de Formação e retomou a Reunião Dirigida, enviada em 06 de julho. A leitura bíblica recomendada para o primeiro momento foi Deuteronômio 30, 15-20, dando um tempo para reflexão.

Após a reflexão, membros das comunidades deram testemunho sobre o texto refletindo o discernimento entre o bem e o mal, a vocação. A oração pessoal, o exame de consciência e o discernimento pessoal e comunitário são fundamentais para escolhermos a vida, evitando práticas que possam conduzir à morte. É importante que estudemos os documentos da igreja para alicerçarmos cada vez mais a nossa fé.

Rutinéa fez sua colocação sobre sua experiência de caminhada em comunidade, desde a sua juventude. Em oração, conscientizou-se de que fora escolhida por Deus, já que em família, embora religiosa, não havia uma prática regular da mesma.

Em suas atividades religiosas, colecionou muitas amizades, inclusive seu marido Luís Fernando e, principalmente conheceu a espiritualidade inaciana, apaixonando-se pelos exercícios espirituais que vêm moldando sua vida, de forma permanente. Dá muita ênfase ao orientador espiritual, auxílio fundamental em sua caminhada. Sua comunidade é importantíssima no aprofundamento de sua caminhada, sendo auxílio fundamental na resolução dos problemas que surgem. A comunidade é espaço preferencial para discussão e solução dos problemas da vida de seus membros. É fundamental nas reuniões comunitárias a moderação do assessor comunitário, visando sempre o melhor resultado para a comunidade e para cada um de seus membros. Ruti considera indispensável a revisão de vida, como forma de correção de percurso. Importante também é o auxílio entre os membros da comunidade, em todos os aspectos. Ruti fez uma apresentação muito comovida e comoveu a todos os presentes.

Foi feita a acolhida de membros de comunidades que estavam pela primeira vez participando de uma Tarde de Formação, são eles: Dilma Medeiros (Stella Matutina), Anair (São Marcos) e Carol (Dom Helder)

A segunda apresentação foi um painel da Ana da Conceição Martins, da Comunidade N. Sra. de Nazaré; apresentação do Pe. Luiz Fernando Klein e Gilda discorreu sobre o tema da tarde.

Ana da Conceição apresentou o tema “Revisão de Vida na Comunidade é Graça”.

Nota do relator: Sugiro aproveitar os tópicos apresentados pela Ana, em power point.

Bárbara Da Silva Scisinio , Comunidade N. Sra. de Nazaré, relatou que já fez 30 revisões de vida e todos os retiros realizados, com exceção de um, sempre custeados pela comunidade.

Gilda, testemunhou sua experiência sobre a Revisão de Vida.

Pe. Klein expôs suas impressões sobre o papel do assessor de comunidade na CVX. O assessor ajuda a manter a identidade da CVX; também coopera para a visibilidade da CVX mundial, bem como fortalece os vínculos com a comunidade mundial. Também esclarece e entusiasma a participação na missão. Os EVCs são importantíssimos na caminhada do membro CVX.