Terceira Tarde de Formação do Regional Rio

Aconteceu no dia 21 de outubro de 2017, a nossa última tarde de formação do ano de 2017 cujo tema foi Compromisso e Missão. Veio bem a calhar com o mês em curso.

Invocamos o Espirito Santo de Deus pedindo a graça de conhecer e fazer a Vontade de Deus em nossas vidas. Com a leitura do Evangelho segundo Mateus 10, 1-11.16, refletimos que o chamamento dos apóstolos é para cada um de nos, hoje, para vivermos em comunidades, impulsionados as missões que surgem à nossa frente, todas elas inspiradas pelo Espirito Santo.

Para viver em comunidade há de se pensar em compromisso. Compromisso comigo, com Deus e com as pessoas que cada vez mais vão desejando permanecer juntas. E esse desejo começa a ampliar e nos animamos a sair da nossa comunidade para estar com outras comunidades locais. Essas comunidades locais vão formar a Comunidade Regional, a Nacional e a Mundial.

Gilda Carvalho, da Comunidade São José de Anchieta, nos falou sobre o Processo de Formação da CVX – caminho de crescimento (espiritual, missionário e teológico), e como esse processo nos leva ao Compromisso CVX. No painel sobre as missões tivemos testemunhos maravilhosos sobre os dois tópicos do dia.

A Comunidade Dom Helder Câmara,  nos contou sobre seu processo de afiliação e compromisso. Os membros da CVX envolvidos com as EsPeRe (Escola de Perdão e Reconciliação) testemunharam sua experiência. E, por fim, outros membros da CVX falaram sobre sua inserção na União das Operárias de Jesus, trabalho coordenado, no momento, por Heloisa Charbel da Comunidade Mª Arca da Aliança, mas que envolve membros de várias outras comunidades.

Finalizamos com uma bela Eucaristia presidida pelo Pe. Klein na certeza de termos sido conduzidos pelo Espírito Santo de Deus, a quem agradecemos de todo coração e devolvemos toda nossa tarde. A Terceira Tarde de Formação teve a presença de 16 comunidades e 46 membros participantes.