Refazendo a História

Em meados do ano de 1975, o Pe. Justo Gonzáles Tarrio, SJ, assistente eclesiástico da CVX Latino-americana, esteve no Rio de Janeiro a fim de visitar os grupos das Congregações Marianas existentes na cidade. Encontrando-se com o Pe. César Augusto dos Santos, SJ, na época estudante de teologia, que assessorava o grupo Juventude de Ação Mariana – JAM (ala jovem das Congregações Marianas), falou sobre a deliberação que vinha ocorrendo nas Assembleias Mundiais no sentido de uma renovação da Associação. Ao final do encontro, ele expressou a expectativa de que o trabalho desenvolvido no JAM frutificasse na passagem das Congregações para a CVX no Brasil.

Primeiros Passos

Em 1977, o Pe. César Augusto dos Santos, SJ, já ordenado, convidou 10 (dez) jovens do JAM para participar da Semana Santa Jovem em Itaici. Lá, ele soube da experiência da CVX que estava acontecendo no Chile e obteve um exemplar do SURVEY que era uma orientação, proposta pela CVX Mundial, das etapas de crescimento a serem realizadas pelas comunidades, elaborada a partir da experiência dos diversos países. Na volta do Retiro, resolveram se reunir para partilhar o que haviam vivenciado. O Pe. César, apresentou então a proposta CVX para esse pequeno grupo de jovens do JAM. Assim a primeira comunidade CVX formou-se na cidade do Rio de Janeiro, por ocasião do Pentecostes de 1977.

Aos poucos foram surgindo outros grupos compostos de jovens do JAM. Juntamente com o Pe. César, a Ir. Lydia Simões, religiosa do Cenáculo, que também acreditou nesta proposta de vivência da espiritualidade inaciana pelos leigos, participou na orientação dos primeiros grupos que se formaram. A partir daí foram surgindo outras comunidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, depois em alguns outros estados do Nordeste, do Sul e do Centro Oeste.