Ser Inaciano e Inaciana neste momento político do Brasil

[one-half-first]Reproduzimos aqui a partilha do Padre Miguel Martins, SJ, Assistente Eclesiástico da Regional Minas, sobre como podemos contribuir neste momento de crise política do Brasil.[/one-half-first][one-half]miguel martins[/one-half]

 

Caros amigos e amigas da CVX Brasil…

Partilhei no grupo da CVX Minas e, atendendo ao pedido de alguns membros, compartilho agora com vocês algumas palavras que me surgem, motivado pela minha preocupação com a crise do país e os desencontros e conflitos que têm surgido no calor das discussões a respeito da situação.

Nós temos uma Constituição, que deve ser respeitada. Qualquer saída para esta crise que não respeite as vias legais não deve ser defendida por ninguém que esteja realmente preocupado e pensando no bem do país, do povo brasileiro. Aqui não se trata de rivalidade entre Cruzeiro e Atlético. O momento é grave demais e exige discernimento. Não há saída fácil. A situação está confusa e precisamos ter muita calma para discernir sobre os muitíssimos elementos que estão em jogo na cena política. Aqui é o futuro da nação que está em jogo. Portanto, caros amigos/as da CVX Minas, vamos encarar este momento com serenidade e sem radicalismos. Respeitando as opções e diferenças partidárias e ideológicas, pensemos no Brasil.

Rezemos e ajudemos, na medida do possível, a buscar uma saída pacífica. Somos homens e mulheres de vidas fundamentadas na prática inaciana do exame de consciência, do discernimento, da ordenação dos afetos, da busca da vontade de Deus na oração. Busquemos, portanto, o caminho do equilíbrio, evitando botar lenha na fogueira. O caos não é de Deus. Infelizmente há muita gente apostando no caos. Como podemos ajudar?… Sugiro…

1. No ambiente virtual…: Pensar e ponderar bem antes de postar qualquer coisa nas redes sociais, optando sempre por uma linguagem respeitosa, que transpareça respeito ao outro e desejo de diálogo. Prestar atenção também com o conteúdo de suas afirmações. O que está escrito tem mais força do que o falado verbalmente no calor de uma discussão.

2. No ambiente real, na família, entre amigos, na comunidade… Conduzir a conversa sobre o tema de modo tranquilo, sensato, sereno, sem elevar a voz ou querer impor a sua opinião.

3. Ler bastante e se informar em variadas fontes, além da grande mídia. Buscar reflexões e análises mais aprofundadas sobre a situação, não se contentando com manchetes. Pensar. Revisitar um bom livro de História do Brasil pode ajudar. Principalmente a história recente. Temos péssima memória.

4. Rezar. Sim. Rezar. Rezar inacianamente a situação, colocando diante de Deus o Brasil e mesmo a sua situação pessoal, ponderando suas reações e sentimentos, para ver se são do bom ou do mau espírito. Refletir, colocando sempre Jesus e o Reino como critério.

5. Não deixar que os afetos desordenados (“de direita ou de esquerda”) ditem as suas convicções e atitudes. O critério deve ser o Jesus do Evangelho: pobre, simples, amigo dos pobres e sofredores.

6. Quando estiver discutindo a situação do país com alguém que pensa de modo diferente de você, considere que diante de você está uma pessoa que merece o seu respeito e não um inimigo a ser combatido (e abatido). Podemos (e devemos, como cristãos) conviver civilizadamente e fraternalmente com todos.

Estamos no Ano do Jubileu da Misericórdia. Que a Compaixão e os sentimentos mais nobres e genuínos do Evangelho continuem firmes em nossos corações, não cedendo a ódios e ressentimentos, típicos de momentos de tribulação como esse que começamos a atravessar. Busquemos, como cristãos, o que é melhor para todos nós, brasileiros.

[clear-line]

A imagem destacada foi tirada de http://noticias.uol.com.br/album/2016/01/03/charges-2016.htm#fotoNav=66