Reunião do Secretariado de Juventude da CVX Brasil

No dia 25 de julho de 2017, o Secretariado Juventude da CVX Brasil se reuniu via Skype. Estavam presentes Paola (Curitiba), Carlinhos (Salvador), Guilherme (São Paulo) e Gian (Santarém).

Na reunião se tratou da interação do Secretariado com a organização do Amar e Servir 2018, para que possamos identificar formas de colaborarmos com sua realização. Identificamos que podemos colaborar na divulgação, na adaptação e cuidado do material para os jovens e no oferecimento de palestras. Ressaltamos que esta edição do Amar e Servir precisa aprofundar na questão da parceria e colaboração, entendido de forma ampla e específica, com a Companhia de Jesus e o Programa Magis Brasil. Também precisamos ter um cuidado redobrado com a linguagem e abordagem própria para os jovens tanto no retiro quando na etapa de formação.

Foi apresentado um resumo do material de preparação para o Sínodo 2018, cujo o tema é “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Ressaltou-se o processo de preparação para o Sínodo por meio do Documento Preparatório e da Consulta aos jovens por meio de questionários. Há duas dimensões de consulta: institucional que deve ser enviada à CNBB até 31/07/2017 e outra individual diretamente no site do Sínodo, não tem data limite ainda e pode-se escolher a língua portuguesa no canto superior direito da tela. Todos os jovens, católicos ou não, são convidados a contribuir respondendo o questionário individual, participe e divulgue.

Consideramos a composição do Secretariado Juventude, Luiz Beltrão pediu para se afastar do Secretariado, acolhemos com a confiança no seu processo de discernimento em oração. Reforçamos a necessidade que haja representação de cada Regional na composição do Secretariado Juventude, pois assim teremos uma capilaridade maior na escuta, na proposição e na ação. Falta hoje representação das Regionais Rio de Janeiro, Nordeste e Distrito Federal.

Por fim, propomos a pauta para a reunião com a Fronteira Juventude no dia 07/08/2017:

  • Oração Inicial
  • Partilha
  • Sobre Secretariado Juventude: quem somos e objetivos
  • Apresentação do Mapa da Presença Apostólica da CVX Brasil na Fronteira Juventude
  • Divulgação Amar e Servir 2018
  • Propor estudo do Documento Preparatório do Sínodo 2018 para partilha na próxima reunião