Reunião do Secretariado de Juventude da CVX Brasil – Outubro 2017

Na última quinta-feira, 28/09/2017, à noite o Secretariado de Juventude da CVX Brasil se reuniu via Skype. Estavam presentes Paola (Curitiba), Rosa, (João Pessoa), Carlinhos (Salvador), Guilherme (São Paulo) e Gian (Santarém).

Objetivo principal da reunião foi traçar o plano de ação do Secretariado de Juventude tendo em conta as provocações que Alexandre, Coordenador Nacional da CVX Brasil, nos direcionou; o resultado do Mapeamento da Presença Apostólica da CVX Brasil na Fronteira da Juventude e a última reunião do CEN, na qual Paola estava presente.

Contudo, o primeiro ponto foi reforçar a necessidade de representação de todas as Regionais no Secretariado da Juventude. Demos as boas vindas à Rosa indicada na última Assembleia da Regional Nordeste. Ainda faltam representantes da Regional Rio, Minas Gerais e Distrito Federal. Faz-se urgente que estas Regionais indiquem as suas representações.

Em seguida, Guilherme leu um primeiro esboço de planejamento estratégico tendo em vista os apelos que o CEN, na pessoa de Alexandre, nos direcionou e depois Paola tratou do resumo do que foi extraído das respostas ao Mapeamento da Presença Apostólica na Fronteira Juventude.

Destacou-se como principal demanda a formação para que possamos melhor servir. Contudo, não se trata de forma por forma. É formação para a missão! Não é reinventar, já temos diversas ofertas de materiais e cursos, a ação será na adaptação e divulgação de materiais. Também se ressaltou que já existem diversas ofertas de cursos que serão divulgados e solicitado apoio do fundo de formação da CVX Brasil para a participação de membros interessados em se formar para servir a Jesus Cristo por, com e na Juventude.

Por fim, destacou-se que o grande desafio é de sair para encontrar a Cristo na Juventude mais afastada de nosso espaço que já estamos. Sentimos que é necessário, mas ainda somos tímidos. A colaboração com os outros (Programa Magis da Companhia de Jesus, Pastoral da Juventude e Pastoral Universitária) podem nos ajudar a atender este apelo.

Não foi possível concluir o plano de ação, pois já se fazia tarde, passada em muito às 23h, continuaremos na próxima reunião do Secretariado.