Reunião Anual do Colegiado de Representantes do CNLB

Nos dias 04 e 05 de fevereiro, ocorreu em São Paulo no Centro de Formação Sagrada Família a reunião anual do Colegiado de Representantes do CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil.  O Conselho é formado pelos presidentes dos Conselhos Regionais de Leigos e das organizações filiadas, incluindo a CVX, que foi representada pelo coordenador nacional Alexandre Tenorio, ver relatório da reunião no arquivo ao final.

Durante os dois dias da reunião foi feita uma análise de conjuntura sobre a questão da dívida pública, com uma exposição por parte do portal “Auditoria Cidadã da Dívida.  Durante a exposição os presentes tiveram contato com a realidade das dívidas interna e externa do país e procurou se conscientizar sobre a necessidade de auditoria para dar transparência às questões do endividamento brasileiro, pois este tem sido um fator que vem drenando recursos do orçamento da União.

Na sequencia, os membros do Colegiado procuraram se debruçar sobre as diversas realidades que hoje vivem os leigos da Igreja do Brasil.  Através da metodologia F.O.F.A. (Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) os grupos procuraram identificar fatores positivos e negativos da caminhada histórica do laicato e como esses fatores devem ser trabalhados na perspectiva de uma Igreja mais participativa e de comunhão.  Vários pontos de melhoria foram identificados pelos grupos, como por exemplo maior conscientização da identidade laical pelos próprios leigos e combate ao clericalismo.  Um dos pontos mais citados foi o Documento 105 editado pela CNBB com o título “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, que foi identificado como um dos pontos fortes, mas que vem sendo subutilizado em muitos organismos leigos da Igreja.

Após a plenária, as diversas comissões do CNLB, como por exemplo Comunicação, Assessoria Permanente e Juventude apresentaram o andamento dos projetos e o que já foi implementado.  O dia foi encerrado com a Eucaristia, presidida pelo bispo D. Antonio Celso de Queiroz, emérito da Diocese de Catanduva.

No domingo, o Colegiado fechou os últimos detalhes da próxima Assembleia do CNLB que ocorrerá em Corpus Christi na cidade de Porto Velho, Rondônia e em seguida houve a prestação de contas com o parecer do Conselho Fiscal, no qual Honorata (CVX Fé e Vida, Fortaleza) pode apresentar o relatório.

A reunião terminou com os informes das organizações filiadas.  Alexandre Tenorio, coordenador da CVX comunicou sobre a próxima Assembleia Geral em Belo Horizonte e informou que a presidente do CNLB Marilza Schuina será uma das palestrantes, falando sobre a realidade dos leigos no Brasil.

 

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”45″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]