Primeira Tarde em 2017 de Formação da Regional Rio

No dia 20 de maio último, a Comunidade de Vida Cristã CVX – Regional Rio de Janeiro se reuniu na Congregação Mariana N. Sra das Vitorias, à Rua São Clemente nº 214, para a 1ª Reunião de Formação deste exercício de 2017.

1 – À chegada todos assinavam o Livro de Presenças, sendo distribuído mais uma vez calendário para as atividades previstas para o ano de 2017. Estiveram presentes 50 membros e o assessor das Comunidades N. Sra de Montserrat e Stella Matutina, Pe. Luiz Fernando Klein.

2 – Antes da oração inicial, Pe. Luiz Fernando Klein pediu a palavra para pedir a aprovação da platéia sobre a idéia da Igreja do Colégio Santo Inácio promover, dia 25/05 próximo, uma Vigília de Oração pelo Brasil, a ser realizada das 18:30h às 19:15, o que foi imediatamente aceito.

3 – Oração inicial: Rutinéia, Coordenadora Regional fez uma breve invocação ao Espírito Santo e leu o Evangelho de João 15, 18-21, dando a todos um tempo de cerca de 10m para interiorização e meditação da Palavra, após o que surgiram algumas orações espontâneas;

4 – O assunto a ser tratado na Tarde de Formação – Nossas Comunidades – foi anteriormente enviado aos integrantes da CVX, para ser objeto de uma Reunião Dirigida

5 – Gilda Maria de Carvalho, da Comunidade São José de Anchieta, Coordenadora da Equipe de Formação do Regional Rio, iniciou os depoimentos falando sobre o que é comunidade; coube a seguir, à Lucia Coelho da Comunidade Stella Matutina falar sobre o Capitulo 4 dos Princípios Gerais – as características do Cristo nos EE; em seguida Luluca fez um breve comentário sobre as funções do assessor, coordenador e tesoureiro. Neste momento houve um aparte do Pe. Luiz Fernando Klein sobre a função do orientador espiritual. Quem, quando e como.

Finalizando esta parte, Ana Cristina da Comunidade Nsa Sra de Nazaré nos falou sobre a Partilha e seus fundamentos;

6- Intervalo e lanche

7 – Após o lanche a platéia foi dividida em cinco grupos para discutir quais assuntos seriam mais necessários às Comunidades para serem discutidos nas próximas Tardes de Formação com uma pergunta muito provocativa: Que questões eu percebo que a minha comunidade precisa aprofundar para viver autenticamente como uma comunidade CVX ? .

 8 – A seguir houve um Plenário para o representante de cada grupo declarar o resultado discussão

9 – Finalizando, Isabel Torres, vice coordenadora da Regional Rio, apresentou um gráfico com a presença das Comunidades no dia de Oração em que foi comemorado os 40 anos da CVX Brasil. Isabel enfatizou a necessidade do aviso de comparecimento ou não comparecimento dos membros da CVX às atividades programadas pela Regional.

10 – Fomos todos para a Capela para a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Clóvis, com a organização da Comunidade N. Sra. De Montserrat, que foi bastante participada pela comunidade.