Participação de Membro CVX no EBRUC

O EBRUC – Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos, aconteceu entre os dias 7 e 10 de setembro de 2017, em Manaus. O EBRUC é um encontro bienal que conta com participação de professores, funcionários, universitários, colaboradores, religiosos e religiosas que trabalham na pastoral universitária, dentro dos três eixos norteadores: espiritualidade, formação e socioeducativo.

O EBRUC favorece a troca de experiências entre os representes das diversas dioceses que participam trazendo a pluralidade de realidades e desafios. O tema deste ano foi “Presença Cristã na Universidade: Identidade, Pluralidade e Diálogo”, tema este que contou com a apresentação principal da Professora Agnese Varsalona da Università Cattolica del Sacro Cuore – em Milão.

Além da conferência principal, o EBRUC contou com apresentação de outros 25 palestrantes que trataram sobre temas diversos entre grupos de discussão, oficinas e palestras. Os participantes foram acolhidos em casas de famílias e paróquias alocadas em várias regiões da Cidade de Manaus. Todos os dias do encontro foram marcados por momentos de espiritualidade: com missa na parte da manhã, oração de Taizé e Ofício Divino da Juventude. Ao longo do dia aconteciam as palestras, oficinas, discussões em grupos e apresentações culturais. Ao final do encontro todos os participantes puderam participar de uma experiência missionária em quatro zonas pobres de Manaus: indígena, ribeirinha, urbana e rural.

O EBRUC contou com a participação de 300 pessoas. Entre membros do clero participaram: D. João Justino – presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, Dom Sérgio Castriani – arcebispo de Manaus, Pe. Danilo Pinto – assessor nacional do Setor Universidades (S), e assessores eclesiásticos de várias dioceses. Onze dos dezoito regionais da CNBB estiveram representados no encontro. 

Eu  Rodrigo  Felix, membro da Comunidade CVX Amar e Servir do Regional Rio,  fui como coordenador da Pastoral Universitária (PU) da Arquidiocese do Rio, do Regional Leste 1 e colaborador do Setor Universidades (SU) nacional, no EBRUC colaborei como um dos apresentadores do Evento. 

links com mais detalhes:

http://universidadescnbb.com/manaus-acolhe-o-maior-encontro-de-universitarios-cristaos-do-brasil/

 http://universidadescnbb.com/conferencia-de-abertura-do-iv-ebruc/