Milagres cotidianos na JMJ 2016

Olá CVX, bom dia.

Estou sumida há dois dias, mas estou bem. Tive dificuldades com a internet aqui na JMJ.

foto p&bNa última quarta-feira (27/07/2016), tivemos a oportunidade única de conhecer o Campo de Extermínio de Auschwitz. De lá trazemos uma bagagem repleta de orações profundas e questionamentos. É horrível que a falta de amor e identificação com o próximo são capazes de fazer. O ódio e ganância podem imperar no mundo se não nos responsabilizarmos e não formos firmes na missão que Deus nos deixou. Rezemos por cada vida que sofreu e sofre com a falta de amor.

 

grutaJá no dia de ontem (28/07/2016) fomos conhecer a maior Mina de Sal da Europa, localizada aqui na Polônia e entender historicamente como se deu a relação dos mineiros com a fé. Muito lindo de ver que, em um trabalho tão difícil e solitário, aquelas pessoas confiavam em Deus de forma inquestionável e que, por isso, construíram na própria mina um ambiente que os aproximassem do Pai. Além disso, ontem também tivemos momentos de oração no Santuário de Santa Faustina e do Papa João Paulo II.

Uma pena que os momentos passem de forma imensamente rápida por aqui, mas sem dúvida, não existe como negar que esses lugares são capazes de nos oferecer, no lugar mais profundo do nosso coração, a paz. Pode ser pelo ar que respiramos, ou pelas maravilhosas expressões artísticas pintadas, mas quando você silencia lá, é capaz de ouvir e sentir o que Deus quer te mostrar.

Por fim, no fim do dia, eu tive uma última experiência de oração: a de me perder do meu grupo, em uma cidade onde as informações não conseguem ser claras, sem internet. Estávamos em um trem retornando retornando dos Santuários, eu consegui descer e eles ficaram presos. Quando vi eles partindo eu me vi diante de duas opções: me desesperar ou tentar chegar em casa sozinha (a nossa casa é muito longe de Cracóvia).

Andei por aproximadamente 30 minutos e cheguei em um dos lugares que poderia ter um trem para a casa. Muito confiante de que tudo ia dar certo, como em um passe de mágica, sabendo que na verdade faz parte dos pequenos milagres da vida cotidiana, meu grupo havia ido para a mesma estação. Foi incrível ter a companhia de Deus nessa caminhada até reencontrá-los.

No mais, devido a essa programação intensa, acabamos não participando da chegada do Papa. Mas nesse momento já seguimos para onde vai acontecer a via sacra e estou ansiosa por esse encontro. Principalmente pelo fato de que a CVX tem algumas cadeiras bem próximas ao palco e os membros fizeram um revezamento entre as atividades e hoje é meu dia.

Beijos a todos.

29 de julho de 2016

Paola Manegotto
Peregrina CVX Brasil no #Magis2016 e na #JMJ2016
Facebook e Instagram