JMJ e o Desafio do Cristão no mundo atual

JMJ e o Desafio do Cristão no mundo atual: pois é amigos, chegamos a Cracóvia, começou a JMJ 2016.

Com certeza não existe descrição para a emoção de ver milhares e milhares de pessoas rezando juntas, vindas de todas as partes do mundo, falando línguas totalmente diferente e tendo costumes tão particulares. É de arrepiar qualquer pessoa que esteja fazendo parte desse movimento. Somente Deus é capaz de unir, na paz, por amor, tanta gente. Que esse sentimento predomine, mas não é fácil!

brasil jmj

Encaramos ontem seis horas para pegar nossos kits e eles não vieram completos. Foi necessário que o nosso coordenador retornasse hoje e enfrentasse mais algumas horas de fila para, no fim, conseguirmos nossos vales alimentação e livros de oração em espanhol (os em português haviam acabado, mesmo com as inscrições indicando nosso país de origem). A alimentação e transporte estão caóticos e o Papa nem chegou.

A polícia corre desesperada entre as pessoas o tempo inteiro (causando um pouco de receio – admito). Eu não estive no Rio em 2013, mas já me relataram o quanto não esta diferente. E aí alguém pode me perguntar, Paola, você gostaria de estar em algum outro lugar? Eu responderia não! Todos os dias de nossas vidas somos convidados a viver assim: ser a paz na guerra, o silêncio no meio dos gritos, a ação entre a indiferença, o amor e compaixão diante das exclusões.

Quero ainda destacar dois pontos:

  • durante a JMJ estamos hospedados maravilhosamente bem na casa de um casal amigos dos padres jesuítas que estão acompanhando nosso grupo, esse casal abriu as portas para 30 jovens e não tem mais o que fazer para nos oferecer conforto – rezemos por essa família tão cuidadosa;
  • hoje eu estive na stand da CVX no fórum das vocações, fiquei lá durante toda a tarde divulgando a CVX para quem passava e também confraternizando com companheiros espanhóis, portugueses, ingleses e poloneses – nossa Comunidade Mundial confirma a irmandade dentro do nosso estilo de vida.

stand CVX

Boa noite queridos.

26 de julho de 2016

Paola Manegotto
Peregrina CVX Brasil no #Magis2016 e na #JMJ2016
Facebook e Instagram